Albergue Padre Joaquim Guimarães inaugurado em Sande São Clemente

O Albergue Padre Joaquim Guimarães foi inaugurado no passado sábado, ocupando a antiga Escola de Vieite, em Sande São Clemente.

Em comunicado, o Município indica que "o edifício que outrora foi uma escola, está hoje transformado num albergue, batizado com o nome do pároco de Sande São Clemente, Joaquim Guimarães, e possuiu uma zona envolvente requalificada ao abrigo do Orçamento Participativo, através do projeto “Reavivar Memórias”.

A inauguração do novo espaço "juntou um conjunto de individualidades, entre as quais Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal, bem como da comunidade, os destinatários de uma obra que vem fortalecer a coesão social do território vimaranense, e os dois agrupamentos de escuteiros da União de Freguesias".

Citado no referido comunicado, Domingos Bragança "considerou a escolha do nome “Albergue Pe. Joaquim Guimarães” uma justa homenagem ao pároco da freguesia, tendo realçado o seu ato altruísta de doação de parte do acervo da sua biblioteca". “Agora que os livros estão à disposição de quem visita este albergue, é preciso que sejam lidos”, disse o edil, que referiu ainda ser a memória fundamental para que o passado chegue até nós. Domingos Bragança elogiou ainda o espaço exterior, requalificado através do projeto do OP “Reavivar Memórias”, pela importância deste para a vida comunitária, para o encontro e integração, mas também para a sustentabilidade ambiental, um dos pilares do movimento escutista", acrescentou.

No mesmo comunicado, faz-se alusão à intervenção de António Castro, presidente da Assembleia de Freguesia, que !agradeceu a todos o apoio para que a obra fosse possível, “uma obra que agora se transformou em albergue”.

A cerimónia começou com o descerramento da placa comemorativa da inauguração, a que se seguiu a bênção do espaço, realizada pelo padre Joaquim Guimarães, que dirigiu umas breves palavras aos presentes. A ideia forte da sua mensagem foi centrada na importância dos livros para o crescimento intelectual e humano, uma comunicação que vem a propósito da cedência de parte da sua biblioteca pessoal para o espaço do novo albergue.

O Albergue Padre Joaquim Guimarães possui um espaço com 14 camaratas, prontas para receber visitantes, um espaço de leitura de convívio, uma zona de bar, e um espaço de convívio exterior, com vista privilegiada para a Natureza.

 

segunda, 17 julho 2023 09:31 em Educação

Imprimir