Nova capela mortuária e ampliação de cemitério inauguradas em Pencelo

Pencelo viu inaugurada a nova Capela Mortuária e ampliado o seu Cemitério
A cerimónia decorreu na manhã deste sábado, contou com a presença de Domingos Bragança, Presidente da Câmara, e D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga.

Nas intervenções que assinalaram o momento, D. Jorge Ortiga congratulou-se pelo resultado do diálogo entre a paróquia e as entidades autárquicas, que veio permitir uma solução para crentes e não crentes, num espaço com grande dignidade.
“A morte ajuda-nos imenso a pensar na vida. Aproveitem este espaço para reflectir, num tempo em que prevalecem os bens imateriais e o consumismo”, disse.

Já João Miranda, Presidente da Junta de Pencelo, referiu que as duas inaugurações marcam significativamente a freguesia, dado que eram há muito desejadas pela população.
“Hoje, celebramos duas grandes conquistas, possíveis pelo diálogo das entidades, e que hoje podem apresentar estas obras”, fez questão de evidenciar.

Domingos Bragança, Presidente da Câmara, colocou a tónica na capacidade que o diálogo tem de operar a mudança, dando destaque ao trabalho do ex-Presidente de Junta, Firmino Machado, que reuniu à mesma mesa todas as entidades que possibilitaram a concretização do sonho.
“Que esta ampliação seja mais verde do que construída, que tenha espaços de reflexão, com predomínio do jardim e das suas árvores naturais”, referiu o Edil, numa clara alusão ao simbolismo do local e à necessária paz e harmonia com a natureza, numa altura em que todo o concelho de Guimarães se foca nas questões ambientais.
“Este é um local identitário de Pencelo, com uma Capela Mortuária moderna e muito bem inserida em toda a sua envolvência”, concluiu.

A intervenção no cemitério, financiada pela Câmara Municipal, mediante a atribuição de um subsídio de 156 mil euros, permitiu o aumento de 120 sepulturas e a criação de uma zona de 60 ossários.
A construção da Capela Mortuária, junto à igreja, dispõe de uma capacidade para 38 pessoas sentadas no interior e está equipada com casas de banho de apoio ao local. A Câmara Municipal atribuiu um subsídio de 157.713,49 €. Para Firmino Carneiro, ex-Presidente de Junta, estas duas obras vêm resolver um problema para os próximos 100 anos.

domingo, 15 abril 2018 11:38 em Freguesias

Marcações: Cemitério, Casa Mortuária, Pencelo

Imprimir