Presidente da Câmara desafiou UMinho a reunir conhecimento que dê força à pretensão de elevar o 24 de Junho de 1128 a feriado nacional

O Presidente da Câmara desafiou a Universidade do Minho a reunir mais conhecimento que dê força à pretensão de Guimarães de ver reconhecido o 24 de Junho de 1128 como feriado nacional.
Domingos Bragança falava este domingo na presença do Reitor da Universidade, na cerimónia de inauguração da Rua de Francos que criou uma nova entrada para a Academia.
"O meu desafio vai no sentido de que todas as respectivas áreas de investigação da Universidade do Minho nos possam dar mais conhecimento sobre esta data histórica para que possamos ter esta data reconhecida, com toda a justiça, como feriado nacional", sublinhou. 

Para Domingos Bragança, a total renovação da rua de Francos reforça uma parceria fundamental para o desenvolvimento de Guimarães entre o Município e a Universidade e "integra a Universidade na Cidade", frutro do que considera ser uma "avenida do conhecimento".
"Como dizia o Vereador do Urbanismo da nossa Câmara esta rua de Francos era um «quelho» e agora é mais do que uma rua, é uma verdadeira avenida", afirmou.

Já o Reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, considerou que a obra inaugurada consubstancia "muito mais do que um reperfilamento".
"Tínhamos aqui uma zona estrangulada no acesso à Universidade que ganhou um novo enquadramento que valoriza a nossa Academia".
Ainda segundo Rui Vieira de Castro, o facto da requalificação consagrar uma ecovia constitui "um desafio para a Universidade que não ficará sem resposta" e que "dará continuidade a uma realção única entre a Universiade e a Câmara Municipal de Guimarães". De resto, o Reitor não tem dúvidas de que a nova via e, consequentemente, o novo acesso à UMinho contrubiu para a "reafirmação do compromisso" com o Município. Já Domingos Bragança, falou de uma relação "muito mais do que institucional, uma parceria contemporânea que tem sido decisiva para o desenvolvimento de Guimarães em Verdadeira osmose".

domingo, 24 junho 2018 13:53 em Freguesias

Marcações: Universidade do Minho, Rua de Francos, Azurém, Reitor

Imprimir