Aberto procedimento de classificação da Casa e Quinta da Covilhã em Fermentões

A Direção-Geral do Património Cultural anunciou a abertura do procedimento de classificação da Casa e Quinta da Covilhã, em Fermentões.
O referido conjunto está em vias de classificação ao abrigo do regime de protecção e valorização do património cultural.

A Casa e Quinta da Covilhã é considerada uma das obras mais importantes de Fernando Távora, sendo responsável pelo seu o restauro e reabilitação.

Apesar de nascer no Porto, onde se licenciou em Arquitectura, na Escola Superior de Belas Artes do Porto, Fernando Távora teve uma forte ligação à cidade de Guimarães e dedicou muito do seu tempo na Casa da Covilhã, em Fermentões onde, de resto, viria a estar em câmara ardente quando faleceu em Setembro de 2005.
Em sua honra, a Ordem dos Arquitectos instituiu um Prémio anual com o seu nome, para a melhor proposta de viagem de investigação. Foi um dos maiores vultos da Arquitectura Contemporânea Portuguesa, fundador e Mestre da chamada «Escola do Porto», que soube fazer a síntese entre a arquitectura tradicional nacional e a arquitectura moderna internacional.

A importância dos serviços por si prestados a Guimarães foi reconhecida pela autarquia em 2003, altura em que lhe foi concedida a Medalha de Ouro da Cidade.


quinta, 28 junho 2018 11:47 em Freguesias

Marcações: Fermentões, covilhã

Imprimir