Igreja de São Pedro de Polvoreira reabriu as portas renovada e digna de ser visitada

O Arcebispo Primaz de Braga abriu as portas da renovada igreja de São Pedro, em Polvoreira, na cerimónia inaugural após as profundas obras de restauro e reabilitação do imóvel e dos seus bens artísticos.
A qualidade da intervenção realizada no templo, exemplar do estilo românico em Guimarães, foi elogiada por Dom Jorge Ortiga. "Há um restauro de qualidade, cumprindo rigorosamente as exigências", disse, enaltecendo o empenho da comunidade "pelo sacrifício extra" para a concretização deste projecto".

O Presidente da Câmara de Guimarães destacou igualmente a qualidade da intervenção que permitiu salvaguardar o espólio artístico da igreja paroquial de Polvoreira. "É um restauro que está muito bem. Por vezes, mais vale menos e melhor", afirmou Domingos Bragança, ao declarar a disponibilidade do Município para apoiar agora na concretização de um projecto para dignificar a área envolvente.

 

As obras de conservação obrigaram à execução de um rigoroso plano de intervenção, para reabilitar pinturas e esculturas de diferentes épocas. O responsável pelo restauro, Alexandre Barbosa, insistiu que o monumento "é digno de ser visitado", realçando a qualidade dos bens artísticos. "É uma igreja rica em bens artísticos, têm um tecto com a representação figurativa de vários santos, possui pinturas sobre cobre, retábulos com marmoreados e douramentos em madeira, um deles de estilo maneirista… Tem uma excelente imaginária, com obras de excelentes escultores", salientou, dazendo questão de destacar o trabalho da restante equipa que colaborou na execução do projecto, em especial o pai, António Barbosa, de 86 anos, e que também deu o seu contributo para o restauro. "As obras de arte estavam em muito mau estado. Tiveram de ser retiradas da igreja para os nossos pavilhões porque verificou-se que as madeiras estavam infectadas com térmitas", acrescentou.

 

O pároco de Polvoreira salientou que intervenção "é a concretização de um sonho", congratulando-se com o envolvimento da comunidade na recolha de fundos para custear o investimento exigido, existindo ainda em dívida um valor avultado para custear as despesas da obra de renovação daquela igreja.

Marcações: Polvoreira, igreja de São Pedro, Arcebispo de Braga, Presidente da Câmara de Guimarães

Imprimir Email