Vimágua apresenta sistema de tratamento de água por ultravioleta instalado na ETA de Gondomar

A Vimágua apresenta este sábado o sistema de tratamento da água por ultravioleta instalado na Estação de Tratamento de Água de Gondomar.

Em comunicado, a Vimágua indica que "a captação de água de Gondomar localiza-se na união das freguesias de Souto, Sta. Maria, Souto, S. Salvador e Gondomar, no concelho de Guimarães, na margem esquerda do Rio Ave.
A 22 de Março de 2010, foi celebrado entre a Vimágua e a ARH Norte, I.P. um contrato de concessão que permite à Vimágua explorar a presente captação até 1,25hm 3 por ano, com um valor médio mensal de 104.166,67m3.

Depois de captada, a água é tratada na ETA de Gondomar, respondendo às necessidades de abastecimento de água da totalidade ou de parte do território da União das Freguesias de Prazins, St. Tirso e Corvite, Prazins, Sta. Eufémia, União das freguesias de Souto, Sta. Maria, Souto, S. Salvador e Gondomar, União das Freguesias de Briteiros, St. Estevão e Donim, União de Freguesias de Briteiros S. Salvador e Briteiros, St. Leocádia, de Barco e de Ponte, servindo um total de 3.223 alojamentos, a que corresponde uma população de 7.415 habitantes".

A captação de água efectua-se, à semelhança do que acontece na principal captação da Vimágua em Sta. Eufémia de Prazins, através de drenos instalados no subleito do rio Ave.
Já na Estação de Tratamento de Gondomar desenvolvem-se os seguintes processos:
1. desinfeção ultravioleta (entrada em funcionamento);
2. correção do pH com a adição de uma solução de leite de cal;
3. adição de água clorada, com cloro gás, para a manutenção de cloro residual, antes da entrada no Reservatório de água tratada.

A estratégia da Vimágua em matérias relacionadas com o tratamento da água está assente na adopção de soluções tecnológicas que garantam uma desinfecção absoluta da água, lê-se num comunicado da empresa intermunicipal.


Imprimir Email