Batoca Parque está a nascer debaixo do viaduto da auto-estrada em Candoso S. Martinho

Sob o longo viaduto da auto-estrada em Candoso S. Martinho, bem próximo do antigo caminho real, na margem direita do rio Selho, a movimentação de terras já permite vislumbrar os contornos do futuro Batoca Parque.
É mais um espaço que reforçará o leque alargado de equipamentos desportivos e de lazer existentes nas freguesias vizinhas de Creixomil e Candoso S. Tiago, com a particularidade de devolver dignidade ao sítio que a construção da imponente obra de arte da auto-estrada A7 tornou algo sinistro.

Essa espécie de ousadia foi o desafio que alimentou a vontade de Adelino Névoa, um jovem que apresentou a ideia na edição do Orçamento Participativo de 2016, solicitou o apoio da Junta de Freguesia de Candoso S. Martinho e, após um intenso trabalho de envolvimento da população, conseguiu a votação necessária para obter a aprovação do seu projecto.

“Foi uma experiência estimulante e sem as pessoas que me ajudaram talvez a ideia não tivesse saído do papel. Assim, felizmente, a obra está a nascer”, observou, fazendo questão de elogiar o encorajamento que sentiu da Autarquia onde reside. “A Presidente da Junta foi incansável e isso deu força para a apresentação da proposta. Depois, a população da freguesia e não só tornou possível a vitória, porque não é fácil vingar uma ideia com a votação exigida para a execução dos projectos do OP”, comentou, satisfeito, explicando que acompanha o desenvolvimento dos trabalhos com o sentido de responsabilidade confiado pela população.

No prolongamento do caminho real que está recuperado e que atravessa os terrenos da veiga, o Batoca Parque quer ser um refúgio para o lazer e actividades desportivas de grupo ou individuais, já que irá ter um ringue multiusos e uma pista para corrida e passeio, assim como um espaço fitness e áreas de recreio.

Da proposta inicial apresentada no Orçamento Participativo ao projecto final e posteriormente à execução foram cumpridas diferentes etapas, sempre com o acompanhamento da Junta de Freguesia de Candoso S. Martinho. A Autarca Odete Lemos destacou “a coragem do jovem e do grupo que o acompanhou para fazer algo diferente, empolgando a população quanto à sua concretização”. “De facto, constata-se que estão a surgir parques de lazer um pouco por todo o Concelho, só que este tornará possível a fruição de uma área com um enquadramento paisagístico que oferece uma perspectiva diferente se olharmos em direcção à Cidade e à forma como surge amparada pela montanha da Penha. É verdade que temos os pilares de um viaduto de uma auto-estrada e que se ouve a constante circulação das viaturas! Mas, este espaço serve para quebrar esse lado do progresso. A ASCENDI desde a primeira hora mostrou-se disponível a colaborar, cedendo a utilização do terreno e o uso que será dado até permitirá garantir uma melhor manutenção dos pilares do viaduto”, referiu a Autarca, insistindo que a Junta de Freguesia “só tem de agradecer a determinação do jovem.

Excerto do artigo que é publicado na íntegra na edição desta quarta-feira do jornal O Comércio de Guimarães.

quarta, 13 março 2019 13:50 em Freguesias

Marcações: S. Martinho de Candoso, Orçamento Participativo, Batoca Parque

Imprimir