Inaugurado espaço reabilitado no edifício da Junta de Freguesia de Pencelo

O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães inaugurou ontem o recém-reabilitado piso 0 do edifício da Junta de Freguesia de Pencelo, que será cedido, temporariamente, à Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães. 

Em comunicado, o Município indica que Domingos Bragança fez questão de salientar que a condição dos concidadãos com paralisia cerebral não diminui em nada a sua capacidade humana, a sua dignidade e as suas necessidades. “São condições diferentes para iguais dignidades”, disse. “Quando me foi colocado o problema da falta de um espaço digno para os utentes da Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães, dei imediatamente prioridade à resolução do problema. A solução encontrada, que conta com a colaboração da Junta de Freguesia de Pencelo, embora temporária, permitirá que os nossos utentes da APCG vivem mais em sociedade, promovendo os seus encontros. Este espaço proporcionar-lhes-á maior autonomia”, referiu. O Presidente da Câmara lembrou ainda o esforço financeiro da autarquia nos apoios sociais, que ascenderam a cerca de 2 milhões de euros, mostrando-se sensível para as causas sociais, nomeadamente as que se traduzam em mais inclusão.

Citado no mesmo comunicado, Abílio Cunha, Presidente da Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral,chamou a atenção para o problema que constitui o facto dos cidadãos com Paralisia Cerebral não terem espaços de convívio que lhes permitam uma vida social pós-escolaridade, aproveitando pata se congratular com o exemplo que Guimarães dá a todo o país. Exemplo que, na opinião de João Miranda, Presidente da Junta de Pencelo, permite criar um enorme impacto na vida dos utentes da APCG. O novo espaço surge das conversas entre Joaquim Oliveira, Presidente da APCG, e o executivo da junta, e do apoio inestimável da Câmara Municipal.

O valor da reabilitação, financiado na sua totalidade pela Câmara Municipal, ascende 38 mil e 500 euros.

domingo, 09 junho 2019 09:15 em Freguesias

Marcações: Câmara Municipal de Guimarães, Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães, Junta de Freguesia de Penselo

Imprimir