Requalificação da EN 101, construção de nova via e criação do Eco-Centro Social em destaque na reunião descentralizada da vereação em Fermentões

A necessidade de requalificar a Estrada Nacional 101, a construção de uma via para melhorar os acessos à EB 2, 3 Fernando Távora e consolidar a centralidade de Fermentões foram alguns dos assuntos que estiveram em destaque na reunião descentralizada do Executivo municipal vimaranense realizada esta manhã naquela freguesia.

Na sessão que decorreu no salão nobre da Casa do Povo de Fermentões, o Presidente da Junta apontou a importância de reforçar a segurança de quem circula na EN 101, "uma estrada que o prolongamento de uma rua da Cidade", apresentando os traços gerais do projecto que envolve a construção de uma rotunda no entroncamento com a rua José Maria Caçoila e criação de passeios entre as zonas do Motelo e de Caneiros.
Manuel Mendes deu a conhecer os contornos de um projecto para uma nova acessibilidade à Escola E. B. 2, 3 e manifestou o desejo de ver criada uma nova valência social: um eco-lar.

O Presidente da Câmara informou que a Autarquia está em negociações para a aquisição de um terreno com cerca de 50 mil m2, na Quinta do Loureiro Velho, para a edificação do projecto que integra o Plano para o Desenvolvimento Sustentável de Guimarães 2030.
Referindo-se à centralidade de Fermentões, Domingos Bragança realçou o apoio do Município aos projectos apresentados pela Junta de Freguesia, comentando que a recente aceitação das competências relativas à gestão das estradas nacionais do Concelho contribuirá para acelerar a execução destes propósitos.

No período antes da ordem do dia, o Vereador do PSD, André Coelho Lima, apontou a EN 101 como sendo o "eixo do desenvolvimento da Cidade no futuro", lembrando a proposta que defendeu de transformar aquela artéria na «Via Vimaranes».

O Vereador do CDS-PP, António Monteiro de Castro, também interveio, desafiando o Município a elaborar um projecto para aquela via, antecipando necessidades que no futuro irão colocar-se face às novas competências assumidas.

Por seu turno, o Vereador do PSD, Bruno Fernandes, aproveitou a sessão para defender "a realização de trabalhos" na estrada municipal 582, que liga Fermentões a Pencelo e Selho S. Lourenço, para "mitigar as péssimas condições da via, enquanto não é executado o projecto de reabilitação já anunciado". "A estrada está toda partida, com abatimentos no pavimento que chateia quem precisa de circular na via", comentou.

O projecto de requalificação da EB 1 do Motelo foi apresentada durante a sessão que contou com um momento musical na abertura, com a actuação do dueto Marisa Oliveira e Simão Neto.

Excerto do artigo que será publicado na edição da próxima quarta-feira, dia 19 de Junho de 2019, do jornal O Comércio de Guimarães. A reportagem integral da sessão será divulgada no programa Largo do Toural, da Rádio Santiago, a partir das 11h00, no próximo sábado, ficando posteriormente disponível neste sítio da Internet.

Marcações: Fermentões, reunião camarária

Imprimir Email