Projecto «Taipas a florir» apresentado este sábado na Junta de Caldelas

O projecto “Taipas a Florir” foi  formalmente apresentado este sábado na Junta de Freguesia de Caldelas. A iniciativa de base comunitária envolve associações, empresas, instituições diversas, cidadãos, Brigada Verde das Caldas das Taipas, a Junta de Caldelas e a Câmara Municipal de Guimarães. 

Em comunicado, o Município refere que "o Presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, marcou presença na apresentação para demonstrar o seu apoio incondicional a um projeto de base cidadã que está alinhado com a causa da sustentabilidade ambiental e com a preservação e valorização do espaço público". “A participação dos cidadãos, de forma ativa e cúmplice, só poderá trazer bons resultados a este projeto, que pretendemos possa vir a ser um exemplo para as outras vilas e freguesias do concelho de Guimarães”, disse.

“Os passivos ambientais têm que ser revertidos”, frisou, referindo-se aos espaços verdes que, por descuido do homem, se foram degradando ao longo do tempo. O projecto “Taipas a Florir” pretende ser catalisador de dinâmicas que recuperem os espaços verdes da Vila das Taipas, através da criação de condições para que os cidadãos, as instituições e as empresas possam tratar dos espaços envolventes das suas instalações ou, no caso de particulares, dos jardins e espaço verdes das suas casas. “Cada um, no seu local, assume o espaço como seu e, dessa forma, cuidará dele para que possamos ter um espaço público de qualidade”, referiu Domingos Bragança, no seguimento da apresentação feita por João Pessoa, arquitecto paisagista responsável pelo desenvolvimento do projecto de requalificação das rotundas da Vila das Taipas.

O Presidente da Junta de Freguesia de Caldelas realçou os méritos desta intervenção, que pretende transformar as entradas da vila através da requalificação paisagística das rotundas. “Não há uma segunda oportunidade para causar uma primeira boa impressão, motivo pelo qual já começamos a trabalhar neste plano”, frisou Luís Soares. A primeira das rotundas já sofreu intervenção. Trata-se da entrada de Guimarães. Mais quatro estão agendadas: rotunda do Cutileiro, rotunda de acesso a Braga, rotunda da Feira e rotunda do AvePark. Para Luís Soares, é importante que se estabeleça uma relação simbiótica entre todas as entidades que estão empenhadas em fazer das Taipas um local onde a preservação da natureza seja um “cartão de visita”, tanto mais que a Vila das Taipas é uma das freguesias com o selo de Eco-Freguesias XXI.

Em relação ao projecto “Taipas a Florir”, o Presidente da Junta assinalou que é um projecto pioneiro em Portugal, pelo menos quanto à forma como será executado, uma vez que se trata de um projecto de natureza não comercial. “Taipas tem uma área verde muito extensa e só com a ajuda de todos é que podemos fazer com que a qualidade dessa área seja orgulho para os Taipenses e reforce o nosso sentimento de pertença”, concluiu.

“Taipas a Florir” pretende ser um projecto perene, que embeleze o espaço público e que seja potenciador da identidade e orgulho taipenses. Contará com a participação da Brigada Verde de Caldas das Taipas, liderada pelo Professor José Fonseca, com instituições e empresas da freguesia e com a população em geral.

Marcações: Taipas, Taipas a Florir

Imprimir Email