Caldelas candidata a protecção da Biodiversidade das Taipas ao Fundo Ambiental

A Junta de Freguesia de Caldelas e a Brigada Verde de Caldelas apresentaram uma candidatura ao Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente para valorizar o território. O Laboratório da Paisagem de Guimarães integra a equipa técnica da candidatura, com 3 especialistas na área Ambiental. Uma das principais acções incluídas na candidatura é a reabilitação da margem direita do rio Ave e das ribeiras da Canhota e Ribeira da Agrela, que atravessam a freguesia. A dotação máxima do Fundo Ambiental afecta ao aviso é de 500 mil euros, podendo as acções serem financiadas até 70% do orçamento da candidatura. 

O fundo a que a autarquia taipense se candidatou visa também o financiamento de um plano de envolvimento, sensibilização e educação ambiental elaborado pela Brigada Verde de Caldelas. Luís Soares, presidente da Junta de Freguesia, salienta a importância que teve a obtenção do 1º lugar a nível nacional no galardão de Eco-Freguesia XXI e a candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia, um caminho que será para continuar a trilhar, defende o autarca.

A candidatura destina-se ainda a financiar a promoção de campanhas de sensibilização ambiental, com a promoção do envolvimento da população e a criação do Passaporte do Voluntário.
Após a submissão da candidatura, cuja data limite era o dia 19 de Junho, segue-se um período de análise por uma Comissão de Avaliação. A primeira lista de seriação das candidaturas deverá ser conhecida num prazo de 45 dias.

 

Marcações: Taipas

Imprimir Email