Longo corrimão instalado para facilitar mobilidade pedonal em São Torcato

O alargamento e requalificação do cemitério de São Torcato já está concluído, mas a intervenção que veio colmatar uma necessidade identificada pela Junta de Freguesia surge complementada com um plano destinado a facilitar a mobilidade pedonal. Um longo corrimão foi instalado para facilitar a ligação daquele equipamento à zona mais baixa da vila e diversos passeios estão a ser requalificados.

O autarca Alberto Martins realçou que o alargamento do cemitério, espaço dotado com mais 40 sepulturas, constituía uma necessidade há muito identificada. "O cemitério já não tinha espaço disponível e não é só procurado pelos torcatenses, mas também por filhos da terra que fixam residência noutras paragens e que manifestam vontade de ter a última morada na vila. Era uma das principais prioridades que defini para este mandato", afirmou, ao referir-se à obra que já está concluída e que "foi possível concretizar, com colaboração da Câmara de Guimarães e o entendimento obtido com o proprietário do terreno".

Em complementaridade e para facilitar a mobilidade pedonal no acesso ao cemitério, estão a ser implementadas diversas intervenções centradas na valorização do espaço público, concedendo prioridade aos peões. "Estamos a requalificar o pavimento dos passeios, no percurso entre o centro da vila e o cemitério. É uma beneficiação total, de forma a permitirem com segurança e comodidade a circulação das pessoas na Rua dos Bons Ares. Estamos ainda a colocar apoios, corrimões, nos locais mais íngremes de acesso ao cemitério, unindo a parte alta e a parte mais baixa da vila", referiu o Presidente da Junta de São Torcato.

"Já foi colocado um corrimão com uma grande extensão, cerca de 100 metros, entre o cemitério e a Fonte do Santo, de maneira a facilitar a mobilidade das pessoas que, devido à idade e alguns problemas de saúde, conseguem uma melhoria significativa na sua circulação pedonal", frisou Alberto Martins, sublinhando que a obra de conservação dos passeios atendendo à sua dimensão apenas ficará concluída no mês de Setembro.

 

sexta, 21 agosto 2020 11:05 em Freguesias

Marcações: São Torcato, Cemitério, obras

Imprimir