Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação La Caixa aprovam projecto da ADCL

A Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais (ADCL) viu aprovada e reconhecida a sua candidatura à Fundação Calouste Gulbenkian e à Fundação «la Caixa» com o projecto «Fazer presente – Teatro participativo em diálogo intergeracional».

A candidatura foi apresentada no âmbito da iniciativa «PARTIS & Art for Change» que “distingue os melhores e mais inovadores projectos de inclusão social pela prática artística", nomeadamente em áreas como artes visuais, performativas ou audiovisuais, através do apoio a propostas assentes em parcerias e passíveis de avaliação.

Na edição deste ano da iniciativa foram aprovados 16 projectos entre os 131 a concurso a nível nacional.
O projecto da ADCL parte da identificação da problemática do isolamento e da exclusão da população sénior do concelho de Guimarães, especialmente daqueles que vivem em zonas periféricas e rurais, isolados relativamente ao centro, no acesso a contextos de sociabilidade e actividades. Um projecto que nasceu da proposta, de seniores para seniores, e do sucesso e práticas inovadoras do projecto de criação teatral da ADCL «Então vamos!» desenvolvida no Vale de S. Torcato e apoiado pelo Município de Guimarães.

Com uma duração de três anos, a iniciar em Janeiro de 2021, o projecto da ADCL tem como objectivo "promover o envelhecimento sustentado de 180 seniores das freguesias rurais e dispersas das CSIF’s da Montanha da Penha e Sul Nascente de Guimarães, através da incorporação de vivências e percepções socialmente saudáveis, criativas e participativas, potenciadas pelo teatro e pela criação artística participada e intergeracional".

O projecto está pensado para a comunidade, terá como participantes diretos 40 seniores e 70 jovens alunos e ex-alunos da Licenciatura em Teatro da Universidade do Minho e "alia a criação, a experimentação e formação como meio de promover um envelhecimento sustentável e um novo imaginário de diálogo intergeracional”.


quinta, 29 outubro 2020 11:44 em Freguesias

Marcações: Fundação Calouste Gulbenkian, ADCL, Fundação «la Caixa», Fazer presente

Imprimir