Ponte do Soeiro em Serzedelo encerrada a todo o tipo de trânsito

A Ponte do Soeiro em Serzedelo foi encerrada à circulação de veículos, velocípedes, motociclos e peões. Segundo a Junta de Freguesia trata-se de uma medida preventiva por se "considerar que existia risco para os utilizadores, na sequência de um relatório que a Câmara Municipal de Guimarães solicitou à Universidade do Minho".

A Ponte do Soeiro é um monumento da responsabilidade da Direcção Regional de Cultura do Norte, entidade que segundo a Junta de Freguesia "foi já diversas vezes notificada no sentido de proceder à sua total reparação".
Tendo em conta a evolução do tempo, a Junta de Freguesia de Serzedelo diligenciou junto da Câmara Municipal no sentido de acautelar a realização de eventuais trabalhos preliminares, tendo em vista a segurança das pessoas e das populações que circulam na Ponte do Soeiro.

O estudo da Universidade do Minho para avaliar as condições de estabilidade da Ponte do Soeiro, concluiu que o seu "estado de conservação se agravou ligeiramente", de acordo com informação datada de 30 de Outubro de 2020.
Segundo as anomalias identificadas no relatório «Diagnóstico e medidas correctivas das anomalias da Ponte do Soeiro», com visita ao local efectuada no dia 28 de Outubro de 2020, destacam-se os seguintes danos: deformação do apoio sul do arco de maior vão (paramento a montante); abertura vertical (10x16 cm2) no tabuleiro que atravessa a totalidade da secção transversal (33 cm) do arco de maior vão; fendas nas pedras do intradoso do arco de maior vão; obstrução parcial da parte inferior do arco de menor vão; movimentos das pedras do tabuleiro e acumulação de vegetação e pedras no leito e nas margens do rio.

Ainda segundo a Junta e tendo em consideração o período de maior precipitação que se atravessa, será efectuada uma intervenção de correcção das anomalias da ponte, tendo por objectivo impedir o agravamento dos danos e garantir a sua estabilidade estrutural.


quarta, 09 dezembro 2020 17:08 em Freguesias

Marcações: Serzedelo, ponte Soeiro

Imprimir