Novo acesso à A11 em Silvares desata o nó da mobilidade na principal entrada de Guimarães

O novo acesso à auto-estrada A11 em Silvares desata o nó do estrangulamento da mobilidade naquela área de Guimarães. A ideia foi defendida pelo Presidente da Câmara. Domingos Bragança falava esta terça-feira em conferência de imprensa sobre a conclusão da obra de desnivelamento da rotunda de Silvares. Um novo acesso que abre ao trânsito a partir das 21h00.
"Com este desnivelamento resolvemos o problema do centro da mobilidade de Guimarães", salientando que a principal entrada e saída de Guimarães "é por Silvares". 


Na mesma conferência de imprensa, o vice-Presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), José Serrano Gordo, destacou a execução da obra praticamente dentro do prazo de um ano previsto e com respeito pelo orçamento. Um feito em contexto de pandemia destacado pelo responsável da IP.
"É de assinalar que apesar destes tempos difíceis que vivemos concluímos uma obra com envergadura dentro do preço e do prazo, sendo ainda de destacar que não tivemos acidentes de trabalho", destacou.

Com a nova configuração da rotunda de Silvares, o trânsito de Guimarães com destino a Famalicão e Pevidém passam a ter apenas uma faixa disponível. Situação desvalorizada pelo Director do Centro Operacional do Norte da Infraestruturas de Portugal. Carlos Matos afirmou que o congestionamento que se registava no local era provocado pelo acesso e saída da auto-estrada que "gerava conflitos nos nós a jusante e montante".
"A ideia de que estamos a restringir os outros movimentos não é verdade. Os outros movimentos mantêm-se com o mesmo nível de serviço melhorando porque a envolvente e a chegada à intersecção propriamente dita está facilitada porque o acesso à auto-estrada está desbloqueado", salientou.

O desnivelamento da rotunda de Silvares é uma obra conjunta da Infraestruturas de Portugal e da Câmara Municipal de Guimarães no âmbito do Programa de Valorização de Áreas Empresariais. A sua execução começou em Fevereiro do ano passado e custou 3,6 milhões de euros, 85% suportado pela Infraestruturas de Portugal e 15% pela Câmara de Guimarães, sendo a primeira fase da nova ligação ao Avepark. Para Domingos Bragança a obra resultou de uma parceria que tem outros desafios e projectos para concretizar. Desde logo na concretização na requalificação da EN 101, na área das freguesias de Fermentões, Ponte e Caldelas e da EN 206, num projecto que envolve a Câmara de Famalicão e que consagra a construção de uma ciclovia e consagra a resolução da centralidade de Ronfe. Também no desejo da Câmara Municipal de desnivelar a rotunda do Salgueiral, na Rodovia de Covas.

Na conferência de imprensa o vice-Presidente da IP prometeu requalificar ainda este ano a variante de Creixomil como tem sido reivindicado pela Câmara de Guimarães.


terça, 09 março 2021 19:17 em Freguesias

Marcações: Silvares, A11, acesso

Imprimir