PAN questiona a Câmara sobre o abate de árvores no centro da vila das Taipas

A Comissão Política Concelhia de Guimarães do PAN, Pessoas-Animais-Natureza, lamenta o abate de inúmeras árvores adultas no centro da Vila das Taipas, no âmbito das obras de requalificação do Centro Cívico, tendo questionado o Presidente da Câmara Municipal sobre a questão. 

Em comunicado o PAN estranha que "em momento algum, o projecto fale do arvoredo ou das inúmeras árvores que povoam os parques do centro das Taipas como se estas já não fizessem parte da identidade do espaço". 

O PAN realça ainda, que “todos os estudos recentes sobre as consequências das alterações climáticas preveem, para o território um aumento das ondas de calor e uma subida das temperaturas máximas. Consequentemente, a sensação de desconforto térmico aumentará, especialmente nos espaços urbanos pouco arborizados. Ou seja, as árvores adultas de copas largas e bem desenvolvidas terão um papel importantíssimo na minimização dos efeitos das alterações climáticas nas vilas e cidades". 

No mesmo comunicado, o PAN salienta que as árvores adultas "têm, para além do seu valor intrínseco, um valor patrimonial que não é mensurável, fazendo parte da identidade dos espaços e da memória dos habitantes locais e de quem por lá passa", propondo a elaboração de um Regulamento do Arvoredo Urbano para Guimarães para evitar que situações similares.

sexta, 26 março 2021 09:38 em Freguesias

Marcações: Taipas, PAN, abate de árvores

Imprimir