Seminário promovido pela Junta de Caldelas debateu problemática do cuidador informal



Numa iniciativa do Gabinete de Intervenção Social da Junta de Freguesia de Caldelas, entidades do sector social, técnicos, especialistas e autarcas discutiram a temática dos cuidadores informais.

Recorde-se que em 2019 foi aprovada a Lei n.º 100/2019, definindo o Estatuto do Cuidador Informal, através de um conjunto de normas que regulam os direitos e deveres do cuidador e da pessoa cuidada. A legislação estabelece medidas de apoio comuns e específicas, tendo iniciado um projecto-piloto que terminará no final deste mês de Maio, para residentes em 30 concelhos do País.
Luis Soares, Presidente da Junta de Freguesia de Caldelas e Deputado à Assembleia da República, reconheceu o caminho percorrido nesta matéria, lembrando que há ainda trabalho por fazer para que a medida chegue efectivamente ao maior número de cuidadores, indicando “que todos vão ser precisos para cuidar de uma população cada vez mais envelhecida”.

Paula Oliveira, vereadora da Acção Social do Município de Guimarães, destacou o trabalho da Câmara na promoção do Programa «Guimarães Concelho Cuidador», um projecto em rede, com a participação de várias entidades parceiras, que procura dar resposta aos cuidadores e instituições de Guimarães através de “atendimento individualizado” e disponibilidade de recursos nas áreas do conhecimento, apoio jurídico ou capacitação de formação, entre outras. Destacou ainda a disponibilidade do município, das suas freguesias e instituições do setor social para abraçar este e outros projectos sociais, direccionados para a população mais frágil. Já na sessão de encerramento destacou a tarefa principal é “cuidar da vida”.

O Director do Centro Distrital de Braga do Instituto da Segurança Social, João Ferreira, focou os números desta medida, sendo que o projecto-piloto foi desenvolvido no distrito de Braga nos concelhos de Cabeceiras de Basto e Vieira do Minho.
Numa intervenção de Hugo Conceição, Director do Núcleo de Prestações Familiares e de Solidariedade, foram abordados os direitos e medidas de apoio que o estatuto do cuidador informal implementa. Também Fátima Saraiva, Presidente da Associação de Cuidadores Because I Care - Associação para Apoiar e Cuidar de Pessoas que Cuidam, que tem como objectivo desenvolver serviços de suporte que visem a saúde e o bem-estar para diminuição da sobrecarga proveniente do ato de cuidar, instituição sediada em Guimarães, destacou a intervenção que realiza junto dos cuidadores. Também o Gabinete de Intervenção Social da freguesia de Caldelas partilhou as diversas medidas de apoio social que tem no terreno.


Marcações: Cuidadores informais , Junta Caldelas

Imprimir Email