PAN acusa Câmara de Guimarães de "ignorar" moradores de Gandarela

O PAN acusa a Câmara Municipal de Guimarães de "ignorar" moradores da freguesia de Gandarela.
Em causa está a obra de ampliação da empresa dl Cozinhas que incluiu a instalação de "filtros Jet com descargas para big bag". Os moradores que residem nas proximidades daquela empresa localizada na Rua da Aldeia Nova, falam em emissão de ruído, fumo e cheiros.


"Há dois anos que dezenas de moradores de Gandarela se queixam junto dos serviços camarários por causa da ampliação da fábrica da marca «dl cozinhas» para fora do Parque Industrial, tendo ficado paredes meias com o Recinto Desportivo local e as habitações", escreve o PAN em comunicado.
"Para além da desvalorização patrimonial imediata das habitações, os residentes têm, desde o primeiro dia, de suportar o fumo, o cheiro e, principalmente, o ruído, durante todo o dia, ruído este provocado por um exaustor industrial, colocado a pouquíssimos metros das habitações", acrescenta o documento.
De acordo com o PAN de Guimarães "o recinto desportivo é um dos pontos de encontro das pessoas de Gandarela, o que vem reforçar a nossa ideia de que a fábrica não devia estar ali mesmo ao lado, pelo barulho e poluição atmosférica que gera".

O PAN cita moradores que consideram que a Câmara "não olha para o território como um todo, muito menos como um bem de todos. Parece que as leis, que supostamente são iguais para todos, protegem mais uns do que outros, e este é um caso flagrante de ineficácia dos serviços camarários, que deviam fiscalizar e proteger as populações dos atropelos e abusos de alguns".
Considerando que se está perante uma situação que "não deveria acontecer em pleno século XXI", o PAN lembra lembra a existência de "muitas alternativas, porventura até mais baratas" para a empresa poder desenvolver o seu projecto industrial, "continuando a laborar e a criar riqueza para si e para a região". Com a situação existente, o PAN sublinha que "o investimento de muitas famílias foi por água abaixo e a sua qualidade de vida degradou-se enormemente desde Junho de 2019".

Contactada pelo Grupo Santiago a empresa dl Cozinhas lamenta a situação provocada por um investimento "mais sofisticado e amigo do ambiente".
Comentando o alegado ruído de que se queixam os moradores, o empresário António Vieira fala de um "barulho igual ao provocado por uma máquina de lavar roupa. Emite 65 decibeis, cumprindo os parâmteros da lei".
"A nossa empresa preocupa-se com o meio ambiente e não há cheiros e fumos", afirmou António Vieira revelando ainda que o licenciamento da ampliação das instalações e do equipamento que está no centro da polémica aguarda ainda parecer do Ministério da Economia.

O Grupo Santiago solicitou esclarecimentos à Câmara Municipal de Guimarães mas até agora não obteve resposta.


Marcações: Gandarela, PAN, dl cozinhas, exaustor, ruído, fumo , cheiros

Imprimir Email