Medida "discriminatória" obriga Turitermas a encerrar balneário termal

A Taipas Termal anunciou o encerramento temporário do balneário termal e do SPA devido ao risco elevado da Covid-19 em Guimarães. Trata-se de uma situação a que não estão obrigados empreendimentos turísticos e estabelecimentos de alojamento local que possuam os referidos serviços e situados em municípios declarados não só de risco elevado ou de risco muito elevado.

O Director Executivo da Taipas Termal fala de uma situação "estranha" suscitada por um despacho do Ministério da Economia de Junho deste ano.
"Não deixa de ser uma medida um pouco discriminatória, já que cumprimos todos os requisitos legais, nomeadamente em matéria de segurança, e não é conhecido qualquer problema em balneários termais em Portugal e, por isso, estamos perante uma situação um pouco estranha, parecendo haver balneários e aquistas de primeira e os outros", afirmou Miguel Sousa.

Para o Director Executivo da Taipas Termal a situação poderia ser ultrapassada com soluções que já estão implementadas, nomeadamente com a realização de testes rápidos ou exibição do certificado de vacinação, tal como se verifica, de resto, no parque de campismo da Taipas Termal.

Miguel Sousa salienta que a situação actual tem implicações económicas importantes para o sector e, neste caso, para a Taipas Termal, levando em linha de conta que estamos em plena época alta do termalismo.
"As termas estiveram encerradas um ano e agora que em termos de termalismo estamos na época de maior procura, sendo que a maior incidência regista-se nos meses de Verão, significa que esta nova suspensão tem como consequência uma quebra acentuadíssima das receitas de exploração da actividade termal", salienta aquele responsável.

O mesmo responsável diz-se ainda "preocupado com aqueles que nos procuram e precisam dos tratamentos e ficam impossibilitados de os fazer. Temos pessoas que tinham iniciado tratamentos na sexta-feira e estavam alojados em unidades hoteleiras das Taipas e viram-se impedidos de prosseguir esses tratamentos, vendo-se na contingência de negociar com as unidades hoteleiras onde estavam alojados no sentido de poderem vir noutra altura quando o serviço termal for retomado".

Marcações: Taipas Termal, spa, balneário termal

Imprimir Email