Obras de consolidação e restauro para valorizar Ponte do Soeiro

O Presidente da Câmara de Guimarães visitou as obras de consolidação e restauro da Ponte do Soeiros, travessia sobre o rio Selho que liga Gondar a Serzedelo.

Na visita, Domingos Bragança esteve acompanhado da vereadora das Obras Municipais, Sofia Ferreira, e do presidente da Junta de Freguesia, Cristiano Ferreira.

A ponte do Soeiro é património arqueológico protegido, no âmbito da Carta de Ordenamento do Plano Director Municipal, remontando a sua origem à Idade Média.

"A ponte, com cerca de 20m de comprimento e 3.8m de largura, apresenta como principais anomalias a obstrução parcial do vão do arco norte, por pedras e vegetação, irregularidades no topo dos paramentos, junto ao tabuleiro, e deformações na base do pegão sul e nos arcos norte e sul, bem como nos seus apoios", refere o Município de Guimarães.

Em comunicado, a Autarquia informa que "a intervenção vem restaurar e consolidar todas as estruturas deficientes da ponte, promovendo a sua reabilitação, conservação e valorização, através da preservação das suas características morfológicas, arquitetónicas e ambientais. O piso será nivelado e coberto com saibro, será colocado um muro baixo nas laterais do tabuleiro, como originalmente, e serão construídos muros em granito junto aos taludes das margens do rio".

"A circulação será interdita a veículos ligeiros e agrícolas, estando a sua utilização aberta a peões, velocípedes e motociclos", avisa, realçando que na visita estiveram também presentes Joaquim Carvalho, Diretor Municipal de Intervenção no Território, Ambiente e Ação Climática, e Fernanda Castro, Chefe da Divisão de Empreitadas.

segunda, 14 agosto 2023 08:24 em Freguesias

Marcações: Ponte do Soeiro

Imprimir