Colectivo ouviu primeira testemunha do processo de Pimenta

O colectivo de juizes das Varas de Competência Mista ouviu esta quarta-feira a primeira testemunha no julgamento de Pimenta Machado e Vale e Azevedo. Os antigos presidentes do Vitória e Benfica estão acusados dos crimes de peculato e falsificação de documentos. O inspector da PJ Rui Fernandes averiguou o modo como se processou a transferência de Pedro Barbosa e Pedro Martins para o Sporting. Aquele Inspector fundamentou o seu trabalho na análise dos resultados da exploração do Vitória, nomeadamente investimentos e desinvestimentos em relação a jogadores e no cruzamento de dados. E foi nesse âmbito que concluiu que entre os valores pagos pelo Sporting, que liquidou a totalidade da transferência e o dinheiro entrado na contabilidade do Vitória, havia uma diferença de 113 mil contos. Valor que não entrou nos cofres do Vitória, sendo que 35 mil contos foram parar à conta bancária da mulher de Pimenta Machado, sendo que houve valores deste negócio que acabaram na conta da sogra do antigo Presidente do Vitória. Para além disso houve cheques que a testemunha considerou que foram levantados pelo próprio Pimenta Machado.
Numa contabilidade que a testemunha considerou complexa e pouco ortodoxa nem tudo foi possível apurar.
Relativamente à transferência do brasileiro Alexandre, o inspector apurou um levantamento em dinheiro de 50 mil contos, o que considerou ser normal em negócios de jogadores brasileiros, tendo dito a propósito que uma situação destas não seria possível no Manchester United.
A testemunha referiu ainda ter apurado a existência de uma conta que Rui Fernandes considerou ser de mera cosmética contabilística já que alimentava o chamado saco azul.
O julgamento prossegue amanhã. O Colectivo vai continuar a ouvir inspectores da PJ que investigaram o caso. Quem não estará presente, será Vale e Azevedo já que o tribunal deferiu um requerimento que dispensa o antigo presidente do Benfica das audiências de julgamento até à próxima quarta-feira.

quinta, 10 maio 2007 19:21 em Judicial

Marcações: Judicial

Imprimir