Pedro Mantins e Pedro Barbosa testemunharam em Tribunal

Prossegue esta sexta-feira, no Tribunal das Varas Mistas de Guimarães, o julgamento de Pimenta Machado e Vale e Azevedo, ex-presidentes do Vitória e Benfica acusados de crimes de peculato e falsificação de documentos. Na sessão de hoje procedeu-se a uma alteração na ordem das testemunhas, tendo sido ouvidos os ex-jogadores Pedro Barbosa e Pedro Martins. O modo como se processou a transferência dos dois jogadores do Vitória para o Sporting é um dos casos em apreciação neste processo. Em sessão de julgamento, Pedro Barbosa e Pedro Martins disseram não conhecerem os pormenores dessas transferências.

Esta manhã também foi ouvido chefe da contabilidade do Benfica SAD sobre a transferência de Fernando Meira. António Rodrigues confirmou que a transferência do jogador do Vitória para o Benfica teve o valor de 800 mil contos, e que o pagamento seria feito pelos encarnados numa tranche de 244 mil contos e a restante verba através de três letras. António Rodrigues admitiu que uma dessas letras – em moeda estrangeira – não tenha sido registada no livro da contabilidade do Benfica; acrescentou que o clube da Luz pagou a totalidade da transferência e que o Vitória passou as facturas correspondentes. No entanto, António Rodrigues desconhece se a facturação foi inscrita na íntegra na contabilidade do Vitória.
Entretanto, face às declarações do responsável benfiquista, o Ministério Público requereu que este fosse confrontado com aquilo que disse em fase de inquérito, onde alegadamente terá confirmado que uma letra do pagamento não tinha sido registada na contabilidade do Benfica. É que hoje, em sessão de julgamento, António Rodrigues apenas admitiu essa possibilidade. Os advogados de Pimenta Machado e de Vale e Azevedo opuseram-se a este requerimento e o juiz indeferiu-o, pelo que o chefe da contabilidade do Benfica não teve de ser confrontado com as declarações por si proferidas na fase de inquérito.
O julgamento prossegue esta tarde e já tem mais datas marcadas para a próxima semana.

sexta, 11 maio 2007 15:02 em Judicial

Marcações: Judicial

Imprimir