Ex-administradores da Dextra julgados a partir de hoje

Está marcado para esta sexta-feira o início do julgamento dos últimos administradores da empresa Dextra. Jorge Reis Costa, a sua mulher Maria Júlia Mendes e os seus filhos Ana Maria e Jorge Miguel Costa são acusados pelo Ministério Público de falência fraudulenta. Os arguidos são acusados de inúmeros actos que conduziram à
"descapitalização em proveito próprio" da empresa que teve a sua última sede em Santo Estêvão de Briteiros.
De acordo com a acusação, os arguidos que detinham o controlo absoluto da Dextra, herdaram uma empresa com 300 trabalhadores, um passivo de cerca de 500 mil contos e um activo, formado por imóveis, equipamentos, veículos, matérias primas e produtos acabados avaliados contabilisticamente em 400 mil contos mas com valor real de cerca de 800 mil.
De acordo com a acusação, a "descapitalização" da Dextra decorreu de
diversas acções, nomeadamente a "apropriação" de alguns bens imóveis da empresa, veículos, mercadorias acabadas sem facturação ou facturadas por valores inferiores aos reais, com apropriação do preço total da venda ou da diferença entre o pago e o facturado. Para além disso, acresce a aquisição de mercadorias facturadas em nome da Dextra, vendidas sem entrarem na empresa e com apropriação do valor pago, o mesmo acontecendo com veículos, créditos da sociedade.
Os arguidos são também acusados de onerar a empresa com despesas de materiais e salários de trabalhadores em obras levadas a cabo nas suas diversas residências.

Marcações: Judicial

Imprimir Email