VÍDEO: Homens oriundos da Córsega começam a ser julgados por assalto a banco em Guimarães

O Tribunal de Guimarães começa hoje o julgamento de dois estrangeiros, acusados de juntamente com outros indivíduos, todos residentes na ilha de Córsega, em França, terem constituído um grupo com o objectivo de obterem dinheiro em instituições bancárias sediadas em Portugal, as quais planearam assaltar, com uso de armas de fogo, que utilizariam em caso de necessidade".

Os arguidos tinham identidades falsas e utilizavam máscaras, perucas e veículos furtados com matrículas falsas.

Segundo o despacho de acusação do Ministério Público, divulgado pela Lusa e citado pela Sábado on-line, no dia 16 de Janeiro de 2014, disfarçados com perucas e dentaduras postiças, assaltaram um banco em Guimarães, ameaçando com armas de fogo quatro funcionários e dois clientes.

Os arguidos conseguiram levar do cofre-forte e do multibanco mais de 82 mil euros, 8 mil 100 dólares norte-americanos, 3.000 ienes japoneses e 100 dólares canadianos.
Antes de saírem, fecharam os funcionários e os clientes na copa da agência bancária e levaram o gravador das imagens do sistema de videovigilância, que foi encontrado no dia seguinte.
Sebastien Mattei foi detido pelas autoridades francesas, em Lyon, em 7 de maio de 2014 . Após buscas domiciliárias, foram encontradas 40 notas de 100 dólares norte-americanos e 3.000 ienes, alegadamente também roubados no assalto em Guimarães.

O outro arguido, Pierre Molinelli foi detido em França, junto à fronteira com Espanha, em 1 de janeiro de 2014, na posse de mais de 33.000 euros e de 4.100 dólares norte-americanos. Algumas destas notas haviam sido roubadas do banco de Guimarães. Está a cumprir uma pena de prisão no Estabelecimento Prisional de Monsanto.

O Tribunal de Guimarães solicitou reforço policial "em virtude de serem dois arguidos estrangeiros provenientes de cadeias de alta segurança e com nível de perigosidade alto", refere um outro despacho judicial deste tribunal.
Sebastien Mattei, 41 anos, chegou escoltado por dois inspectores da Polícia Judiciária ao Aeroporto de Lisboa, na quarta-feira, proveniente de França, país onde se encontra preso por assalto a uma carrinha de valores, nos arredores de Paris, no âmbito de um mandado de detenção europeu, emitido pelo Tribunal de Guimarães.

O Tribunal de Guimarães solicitou reforço policial "em virtude de serem dois arguidos estrangeiros provenientes de cadeias de alta segurança e com nível de perigosidade alto", refere um outro despacho judicial deste tribunal.

Imprimir Email