PJ faz buscas em Guimarães e em mais três concelhos por fraude fiscal e branqueamento

Uma operação de combate ao branqueamento de "milhões de euros" culminou hoje com a realização de 13 buscas, incluindo em duas sociedades anónimas desportivas, dois escritórios de advogados e dois cofres bancários do Norte, informou fonte policial.

Em comunicado, a Directoria do Norte da Polícia Judiciária (PJ) refere que foram levadas a cabo 10 buscas domiciliárias e três não domiciliárias nos concelhos de Porto, Vila Nova de Gaia, Guimarães e Aveiro, sem especificar os alvos concretos.

De acordo com aquela força policial, a operação policial para cumprimento de mandados de buscas domiciliárias e não domiciliárias, está relacionada com a "presumível prática de crimes de fraude fiscal qualificada e branqueamento".

"De acordo com o apurado até ao momento pela investigação, em causa estará a não entrega da prestação tributária devida, e a sua subsequente ocultação através do desenvolvimento de actividade empresarial relacionada com a realização e gestão de eventos desportivos", pode ler-se na mesma nota.

A PJ revela que os suspeitos envolvidos "serviam-se de diferentes ferramentas, entre os quais a utilização de facturação falsa emitida por empresas nacionais e estrangeiras e a ocultação de proveitos".

Para o branqueamento foram "usados mecanismos como a aquisição de bens móveis e imóveis por sociedades exclusivamente constituídas para o efeito, assim como o investimento em organizações desportivas, com conluio de agentes desportivos".

Já para concretizar as actividades ilícitas referidas os "suspeitos recorreram a aconselhamento jurídico e técnico especializado". Até à presente data foi identificada uma vantagem patrimonial de milhões de euros.

A operação policial envolveu cerca de 80 elementos, incluindo a participação de Magistrados Judiciais e do Ministério Público e dele resultou a apreensão de documentação diversa relacionada com os factos em investigação.

quarta, 18 dezembro 2019 14:25 em Judicial

Marcações: Guimarães, Polícia Judiciária

Imprimir