Campus de justiça apontado como "prioritário"

O Secretário de Estado Adjunto da Justiça assegurou ao Presidente da Câmara que a construção do edifício do novo campus de justiça de Guimarães é um projecto classificado como "prioritário". Domingos Bragança esteve recentemente reunido com o governante em Lisboa para inteirar-se sobre a evolução do processo, na sequência da assinatura do protocolo celebrado em Março do ano passado entre o Município e o Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça para a construção de um novo Tribunal.

O projecto envolve um investimento de 10 milhões de euros assumido pelo Governo para a construção de um edifício judicial no Lugar do Outeiro, em Mesão Frio, junto à Academia de Ginástica.
Ao referir-se ao resultado desse contacto, o Autarca mostrou alento com a garantida obtida junto do governante. "'Estamos a trabalhar com toda a força... E o projecto é para acontecer' foram as palavras do Secretário de Estado", disse Domingos Bragança, indicando que "ficou tranquilo" e "confiante" na execução. "O projecto que está a ser elaborado pela Escola de Arquitectura da Universidade do Minho deverá ficar concluído este ano e será apresentado publicamente, seguindo-se o lançamento da obra a concurso e, se tudo correr bem, - porque é um projecto grande - a obra poderá começar no próximo ano", apontou o Autarca, referindo que o novo tribunal será um edifício "moderno" que nascerá num terreno com uma área construtiva de 4.400 m2 e albergará toda a instância criminal e ainda os tribunais de Trabalho e de Família e Menores, substituindo as instalações das instâncias judiciais que estão a funcionar em Creixomil.

Recorde-se que o Município já cedeu o terreno em causa por um período de 50 anos, estando prevista a possibilidade da sua renovação.

Marcações: Campus de justiça

Imprimir Email