MP do Tribunal de Guimarães acusa dois homens dos crimes de furto qualificado, receptação e burla

O Ministério Público do Tribunal de Guimarães deduziu acusação contra três arguidos imputando-lhes a prática de diversos crimes.
Segundo uma nota publicada no seu sítio da internet, a Procuradoria Geral da República Distrital do Porto, a dois dos arguidos são imputados um crime de burla qualificada, dois crimes de receptação, três crimes de falsificação de documento e dois crimes de falsas declarações. Um terceiro arguido está acusado de dois crimes de furto qualificado.


Segundo o Ministério Público, dois dos arguidos compraram ao outro, sabendo da sua proveniência ilícita, dois veículos automóveis que este subtraíra - um UKL-C Cooper, no valor de 23 mil euros, retirado em Setembro de 2016 de uma garagem colectiva em Santo Tirso, e um BMW no valor de 28 mil euros, subtraído em Janeiro de 2018 de um stand automóvel também de Santo Tirso.

De acordo com a acusação, estes dois arguidos, usando para o efeito duas oficinas em Moreira de Cónegos e uma em Guimarães, serviram-se depois dos dois veículos para, com as suas peças e partes dos mesmos, procederem à reconstrução de dois veículos automóveis da mesma marca e modelo, que tinham importado acidentados da Alemanha, alterando no processo, entre o mais, as marcações correspondentes à identificação dos veículos subtraídos para que ficassem a corresponder às dos importados.

Indicia ainda o Ministério Público que estes arguidos apresentaram os veículos importados assim transformados a processo de legalização perante as autoridades portuguesas, logrando a sua importação e a atribuição de documentação, tudo com o propósito último de os vender a terceiros, tendo mesmo chegado a vender o UKL-C Cooper a um particular, pelo valor de 24 mil euros, como se de veículo importado de particular, ligeiramente acidentado e reparado, mas com origem lícita, se tratasse.


segunda, 08 junho 2020 17:06 em Judicial

Marcações: MP , crimes de furto qualificado e receptação e burla, Procuradoria Geral da República Distrital do Porto

Imprimir