SEF intercepta menor desaparecido em Paris que se dirigia de autocarro para Guimarães


O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) procedeu, ontem, no Posto de Passagem Autorizado (PPA) de Vilar Formoso, à intercepção de um menor português, de 11 anos de idade, indicado como menor desaparecido, no decurso de um controlo de fronteira efectuado a um autocarro proveniente de Paris.

Segundo o Correio da Manhã, o autocarro dirigia-se para Guimarães e o menor estava acompanhado da mãe, uma mulher vimaranense.

Após a comunicação do desaparecimento do menor, por via da utilização da aplicação SEF Mobile, a criança foi rapidamente interceptado na sequência de indicação Schengen inserida pelas autoridades francesas e, no âmbito das medidas de protecção, foi encaminhado para o Ministério Público junto do Tribunal da Comarca da Guarda.
No âmbito do mesmo caso, no Posto de Passagem Autorizado de Vila Verde da Raia, o SEF e as autoridades espanholas interceptaram uma viatura em fuga e detiveram o condutor, um cidadão português. Já antes, no dia 7, a Guarda Civil Espanhola encontrava-se em perseguição do indivíduo, conhecido como "Americano", que havia resistido à detenção em flagrante delito por tráfico de droga e agredido um dos agentes que cumpria com a detenção, pondo-se em fuga.

Alertada para esta situação, SEF e GNR fizeram, de imediato, as adaptações ao dispositivo de fronteira, de forma a acautelar a intercepção da viatura em fuga, o que veio a acontecer em Vila Verde de Raia.
O homem foi identificado, foram rastreadas as bases de dados e, não se verificando a pendência de mandados válidos em nome do suspeito, este foi detido e conduzido pela Guarda Civil Espanhola.


Marcações: Paris, menor, SEF , Americano

Imprimir Email