Francês que assaltou o Barclays em Guimarães condenado a cúmulo de 17 anos de prisão



O Tribunal Judicial de Guimarães fixou em 17 anos de prisão, em cúmulo jurídico, a pena de um cidadão francês envolvido em quatros assaltos a bancos, um dos quais em Guimarães, outro em Setúbal e dois em Évora.
O cúmulo jurídico foi fixado na quinta-feira, de acordo com notícia divulgada pela Lusa.

Em Guimarães, o arguido assaltou a agência do Barclays, na Avenida Conde de Margaride, em 16 de Janeiro de 2014. Na sequência deste assalto, o arguido tinha sido condenado, em 2018, a oito anos de prisão. Antes disso, o Tribunal de Évora, por decisão transitada em julgado em Maio de 2016, condenara-o a 15 anos de prisão, por mais três assaltos a bancos, dois naquela cidade e um em Setúbal. O tribunal sublinha ainda os antecedentes criminais do arguido, por crimes de idêntica natureza, com uma condenação a 16 anos no Tribunal Judicial de Viseu.

O arguido estava acusado de 38 crimes, entre condução perigosa, roubos agravados a instituições bancárias, sequestros de clientes bancários, furtos simples, falsificações de documento, detenção de arma e actos atentatórios de bens de relevo significativo.
Os quatro assaltos a bancos renderam mais de 450 mil euros.

Segundo o Tribunal, da actuação global do arguido evidencia-se “uma personalidade juridicamente desenquadrada e com bastante propensão para a delinquência, atendendo à pluralidade de crimes praticados” num período de dois anos.

O Tribunal deu como provado que o arguido, juntamente com outros indivíduos, todos residentes na ilha de Córsega, em França, constituiu um grupo para assaltar bancos em Portugal, com uso de armas de fogo, “que utilizariam em caso de necessidade".
Tinham identidades falsas e utilizavam máscaras, perucas e veículos furtados com matrículas falsas.


Marcações: assalto, barclays, córsega

Imprimir Email