Pandemia vai fazer disparar litigância judicial

A pandemia vai fazer disparar a litigância judicial. Uma certeza deixada pelo Presidente do Supremo Tribunal de Justiça. Na sua intervenção Henrique Araújo, falou de "tempos que se avizinham e que não vão ser fáceis" em resultado das consequências sociais, económicas e outras provocadas pela situação pandémica, vão reflectir-se, em curto espaço de tempo, na vida das pessoas, famílias e empresas".

Henrique Araújo falava na cerimónia de tomada de posse do novo Presidente do Tribunal da Relação de Guimarães. Na sua intervenção, o Magistrado António Júlio Costa Sobrinho salientou a importância crescente desta segunda instância judicial instalada em Guimarães desde 2002, cujo movimento processual a coloca na terceira posição a seguir a Lisboa e Porto.
Salientou ainda que naquela instância "o número de processos findos é superior ao número de processos entrados" como "evidencia mesmo o primeiro lugar do indicador que visa medir em dias o tempo de resolução da pendência com base no ritmo de trabalho observado em determinado período".
No início do seu mandato, António Sobrinho assumiu o compromisso de continuar a trabalhar por direitos basilares de justiça em interacção com as entidades da região que serve, constituída pelos distritos de Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Bragança.

Na cerimónia foi ainda dada posse à nova vice-Presidente do Tribunal de Guimarães, a Desembargadora Ana Maria Martins Teixeira.


Marcações: Tribunal da Relação de Guimarães, António Sobrinho , Henrique Araújo

Imprimir Email