Buscas em Guimarães: Sete detidos por suspeitas de roubos armados a carrinhas de valores

A PJ de Braga deteve, esta quinta-feira, sete homens suspeitos de roubos armados a carrinhas de valores e homejacking. 

Em comunicado a Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, com a colaboração da Diretoria do Norte, em cumprimento de mandados de detenção emitidos pelo MP - DIAP de Guimarães, refere que procedeu à detenção, fora de flagrante delito, de seis homens, suspeitos da prática de crimes de associação criminosa, roubo agravado (consumado e tentado - com utilização de armas de fogo), sequestro agravado, violência depois da subtração, detenção de arma proibida, falsificação de documentos agravado e tráfico de estupefacientes.

Nenhum dos detidos, com idades compreendidas entre os 55 e os 36 anos, apresenta qualquer atividade profissional, não lhes sendo conhecidos bens e/ou rendimentos de origem lícita.

Igualmente foram cumpridos vários mandados de busca domiciliária e não domiciliária em várias localidades do Grande Porto, em Braga, Famalicão e Guimarães, diligências presididas por um Juiz de Instrução Criminal do Tribunal de Guimarães. Foram apreendidas várias viaturas automóveis, armas de fogo, munições, produto estupefaciente, dinheiro, equipamentos de comunicações e vários objetos de valor.

No decurso das buscas, foi ainda detido outro indivíduo, por detenção de armas proibidas e posse de produto estupefaciente (haxixe). 

O Inquérito, titulado pelo DIAP de Guimarães, teve origem num “homejacking” - crimes de roubo agravado e sequestro agravado, ocorrido no dia 01 de julho de 2020, numa freguesia do concelho de Vila Nova de Famalicão, sendo vítimas duas idosas que habitavam numa residência, a quem os autores subtraíram cerca de cinquenta mil euros em dinheiro, várias peças e objetos em ouro, relógios de marca e duas viaturas topo de gama.

Posteriormente, e tendo por alvo viaturas de transporte de valores (VTV), em 26 de fevereiro de 2021, foi cometido um roubo agravado consumado em Gondomar, em 13 de setembro um roubo agravado tentado em Ermesinde e em 19 do mesmo mês um roubo agravado consumado em Vila Nova de Famalicão.   

Os detidos vão ser presentes às autoridades judiciárias competentes no Tribunal de Guimarães, para primeiro interrogatório judicial e eventual aplicação de medidas de coação.

Marcações: assaltos , roubos, PJ , carrinhas, valores, homejacking

Imprimir Email