Funcionários judiciais voltam a manifestar-se junto do tribunal

Os funcionários judiciais voltaram a manifestar-se esta quinta-feira em frente ao Tribunal Criminal Central de Guimarães, no Palácio de Justiça. A greve por tempo indeterminado promete afectar o funcionamento das várias instâncias judiciais. As várias reivindicações já são antigas, mas o Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ) garantiu a luta pelos direitos dos trabalhadores.

"As nossas reivindicações já são antigas e não têm tido acolhimento por parte do Governo, nomeadamente ao regime diferenciado de aposentação, que foi contemplado em dois Orçamentos do Estado, mas que o Governo não cumpriu como é seu timbre. O resto das reividicações são demais conhecidas. Para além dos nossos direitos e do cumprimentos do Estado com os seus funcionários, as nossas queixas estão relacionadas com o atendimento ao público. Se continuar a não contratação de funcionários, daqui a dois ou três anos, os tribunais vão passar a ser centros de dia", referiu Carlos Rogério. 

As principais reivindicações passam, de acordo com o SOJ, por garantir os órgãos de soberania dos tribunais: mais ingressos, porque não temos temos ingressos há muitos anos, promoções e uma lei do Orçamento do Estado por cumprir, que passa pela integração do suplemento no vencimento. 

Carlos Rogério assume que esta luta é "desigual" e que coloca frente a frente "David e Golias", sendo este último o Governo. "Sabemos que o Golias é quem tem o dinheiro. Já não basta o aumento do custo de vida, há também uma proposta indecente do aumento salarial para a função pública. É uma luta que tem tido a adesão de outras estruturas sindicais e a simpatia de alguns deputados da Assembleia da República. Acredito que vamos conseguir levar a água ao moinho, pois a nossa luta é justa e merece o apoio da população", explicou.     

Em Guimarães, de acordo com informações obtidas pelo GuimaraesDigital, a adesão à greve rondará os 60 por cento, atingindo serviços judiciais que funcionam em Creixomil, no Palácio de Justiça, no Largo da Mumadona, e no Tribunal de Trabalho. No Tribunal de Família atinge os 100%.

O Sindicato dos Oficiais de Justiça garantiu que o pré-aviso de greve vai manter-se até a Ministra da tutela responder afirmativamente às reivindicações. Os oficiais de justiça iniciaram uma greve que acontecerá todos os dias, desde das 13h30 até às 24 horas, sem serviços mínimos.

quinta, 09 fevereiro 2023 14:47 em Judicial

Marcações: greve funcionários judiciais

Imprimir