Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia vem a Guimarães

O Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, vai presidir, na próxima sexta-feira, à cerimónia de assinatura do protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Guimarães e a Universidade do Minho, destinado a implementar o projecto “CampUrbis – Campo Universitário na Malha Urbana”. A cerimónia está marcada para as 15 horas, no grande auditório do Centro Cultural de Vila Flor.

O protocolo que será assinado prevê a reabilitação dos edifícios e a requalificação urbana da Zona de Couros, sendo uma experiência piloto de dimensão internacional. Para além da reabilitação física da área de intervenção, compreendendo os edifícios e os espaços públicos, o CampUrbis visa a instalação das seguintes valências: Instituto de Design Aplicado, Cursos de Especialização Tecnológica, Centro de Pós-graduações e Doutoramentos e Centro de Empresas.

Estes empreendimentos visam o aproveitamento das infra-estruturas das antigas fábricas de curtumes, devolvendo uma nova funcionalidade àquele espaço. Nas fases de implementação e desenvolvimento do CampUrbis, as duas entidades procurarão associar ao projecto outros parceiros públicos e privados que se revelem úteis à sua concretização e sustentabilidade.

De acordo com a proposta, a Câmara Municipal de Guimarães será responsável pela obtenção dos financiamentos necessários à aquisição de imóveis, elaboração de projectos de arquitectura e engenharia e à realização das obras nos edifícios e nos espaços públicos.

quarta, 21 março 2007 10:09 em Política

Marcações: Política

Imprimir