Guimarães evocou o 25 de Abril

Durante uma sessão solene realizada no Paço dos Duques de Bragança, os representantes das forças partidárias com assento na Assembleia Municipal expressaram a necessidade de cumprir os ideais conquistados com o 25 de Abril. A necessidade de cumprir, efectivamente, todos os ideais de Abril! Esta foi a mensagem que percorreu os discursos dos vários intervenientes na sessão solene da Assembleia Municipal de Guimarães.

Quando passam 28 anos do 25 de Abril de 1974, António Mota Prego aproveitou o momento para dizer que é preciso reflectir quais têm sido os efeitos da vitória conquistada pela Revolução dos Cravos.

Ao alerta deixado pelo Presidente da Assembleia Municipal juntaram-se os dicursos dos representantes de todas as forças partidárias com assento parlamentar.

Numa intervenção acentuadamente poética, César Machado, em representação do PS, sublinhou a importância de manter viva a chama de Abril.

Por sua vez, Bruno Fernandes, em representação do PSD enalteceu a necessidade de tornar a vida em sociedade mais justa, de modo a satisfazer a herança de Abril.

A voz do PP a ouvir-se na sessão solene foi a do seu líder. Pedro Miguel Carvalho espera que a democracia caminhe ainda mais para um espaço de liberdade perfeito.

A Manuel Pinto coube representar a CDU. No seu discurso frisou a necessidade de olhar o presente à luz das conquistas do passado.

Em representação do PCTP-MRPP, António Teixeira fez questão de frisar que ainda há um longo caminho a percorrer na defesa integral dos ideais da democracia.

Entre a assistência, no Paço dos Duques de Bragança encontrava-se o centenário Professor Emídio Guerreiro. Conheceu as agruras da oposição ao regime e a dor do exílio, por isso, lembrou às novas gerações a importância desta data que representa tanto para Portugal
como a independência conquistada em 1640.

quinta, 25 abril 2002 09:23 em Política

Marcações: Política

Imprimir