Pediatria à espera de despacho do Ministro

A reabertura do Serviço de Pediatria e Neonatologia do Hospital Senhora da Oliveira aguarda apenas o respetivo despacho do Ministro da Saúde. O guimaraesdigital.com sabe que Luís Filipe Pereira deverá assinar o referido despacho ao fim da tarde de hoje, pelo que a reabertura do Serviço de Pediatria do Hospital de Guimarães deverá acontecer amanhã de manhã. A Direcção-Geral de Saúde propôs a reabertura do do Serviço de Pediatria ao Ministro da Saúde, depois de conhecidos os resultados finais dos exames epidemiológicos realizados em Guimarães. Resultados que vêm de encontro ao que o guimaresdigital.com já havia noticiado. O adenovírus foi transportado para o Hospital Senhora da Oliveira por crianças já infectadas, que depois terão propagado a outras crianças que estavam internadas no Serviço de Pediatria.
Ou seja, o Hospital Senhora da Oliveira ficará assim ilibado de
responsabilidades quanto à hipótese que se chegou a aventar, e que apontava para o facto de todas as crianças terem sido infectadas no interior do hospital.
Numa entrevista concedida esta manhã, o Director-Geral de Saúde
diz que os exames epidemiológicos vão continuar. E confirma a reabertura do Serviço de Pediatria, ao que tudo indica amanhã de manhã.
Por explicar está ainda a causa para a contaminação das primeiras crianças.
O adenovírus pode resultar de, por exemplo, águas contaminadas, pelo que essa hipótese não foi posta de parte pela Direcção-Geral de Saúde. No entanto, Pereira Miguel diz que ainda é cedo tirar conclusões.
Segundo o Director-Geral de Saúde, o surto de adenovírus está controlado. Pereira Miguel diz que não há registo de mais crianças infectadas.
De resto, o Hospital de S. João não tem recebido novos casos de crianças infectadas com adenovírus, pelo que o surto poderá estar

Marcações: Saúde

Imprimir Email