CRISE - Socialistas vão escolher sucessor de António Guterres

A Comissão Política e o Secretariado Nacional do Partido Socialista estiveram esta tarde reunidos para analisar a crise que atravessa o partido. Depois do resultado das eleições de domingo e do consequente pedido de demissão de António Guterres, os socialistas vão agora escolher aquele que poderá ser o seu sucessor, uma vez que o ainda Primeiro Ministro deverá apresentar também a sua demissão de Secretário Geral do PS. A reunião desta tarde, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães. António Magalhães integra os órgãos nacionais do partido e teve também uma palavra a dizer no futuro do PS nacional e local.
Em declarações esta manhã ao Guimarães Digital, o Autarca defendeu a realização de eleições antecipadas, que poderão ocorrer em Fevereiro e comentou aquele que gostaria de ver como sucessor de António Guterres. O Edil sublinhou que o partido tem várias pessoas capazes de suceder ao ainda Primeiro Ministro,
mas confidenciou a sua preferência que vai para António Vitorino.
De resto o nome do Comissário Europeu tem sido, nos últimos dias, muito falado. Muitos socialistas estão a pressionar Vitorino para ocupar o vazio de poder provocado pela demissão de António Guterres. Refira-se que António Vitorino, o homem que Guterres colocou no posto número dois, demitiu-se do Governo por ter sido divulgada uma notícia sobre uma falta de pagamento de sisa, de uma propriedade. Resta agora saber se vai ou não aceitar a decisão de abandonar Bruxelas. Na calha para suceder a Guterres estão ainda António Costa, Ferro Rodrigues, Jorge Coelho, Jaime Gama e José Sócrates.

Marcações: Política

Imprimir Email