Deslocação da Águas do Norte esteve em foco na reunião do Executivo Municipal vimaranense

Numa reunião do Executivo sem grande discussão sobre as propostas aprovadas, a situação da delegação em Guimarães da empresa Águas do Norte bem como o Plano Municipal de Defesa da Floresta contra incêndios, foram os destaques da reunião quinzenal que decorreu esta quinta-feira.

A situação da delegação da empresa Águas do Norte em Guimarães, com a anunciada transferência de trabalhadores para Barcelos, foi o primeiro tema a ser lançado no período antes da ordem do dia.
O Vereador André Coelho Lima, do PSD, questionou a maioria socialista sobre este assunto, dizendo que a confirmar-se a deslocação da delegação será "uma perda grande" para Guimarães. A venda da participação social da Câmara Municipal na Águas do Norte em 2015, ficando "sem voz" nas Assembleias daquela empresa, e o "silêncio" da Câmara no que toca a uma "pressão política" para a possível reversão desta decisão, são no entender do Vereador do PSD as "razões fundamentais" da ocorrência desta situação.

Na resposta, o Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança afirmou já ter questionado o Ministro do Ambiente sobre o assunto, tendo-lhe sido garantido que não haverá despedimentos. Domingos Bragança explicou que a Vimágua é a "principal preocupação" da Câmara de Guimarães em matéria de Água e Saneamento. "O que eu sei é que a Águas do Norte não está a despedir ninguém", disse Domingos Bragança, explicando que o Ministro do Ambiente lhe transmitiu que a Águas do Norte "tem os princípios de racionalidade económica de uma empresa". O autarca disse mesmo que a "preocupação do presidente da Câmara de Guimarães é com a Vimágua. A Vimágua é que é a empresa pública municipal que tratada água em baixa e em alta e, o saneamento em alta e em baixa de Guimarães". Domingos Bragança disse mesmo que é "com muita pena" que verifica que o saneamento em alta não está na Vimágua e sim na Águas do Norte. Sobre a deslocação dos cerca de 30 trabalhadores, o Presidente da Câmara lamenta mas diz que se trata "apenas de uma deslocalização dentro de um contrato de trabalho que está em causa".

Nesta reunião a Câmara de Guimarães garantiu também estar a cumprir os prazos definidos pelo Governo, em matéria de prevenção de fogos florestais. O Município já tem Plano de Defesa da Floresta, documento que está a ser actualizado e que na próxima segunda-feira será apreciado na reunião da Comissão Municipal de Defesa da Floresta, como revelou a Vereadora Sofia Ferreira, depois de uma questão levantada pelo Vereador do CDS, Monteiro de Castro.
Entretanto, a Câmara de Guimarães está a promover uma campanha de prevenção de fogos florestais que pretende sensibilizar e alertar os Munícipes para os cuidados a ter com a limpeza dos terrenos e as medidas que devem adoptar em caso de incêndio.

O Executivo aprovou todas as propostas da agenda de trabalhos, sendo de destacar a proposta para recrutamento de 15 assistentes operacionais para as escolas.
A Vereação aprovou também as propostas de designação de representantes do Município na Fundação Cidade de Guimarães, Tecminho e Casa de Sarmento, bem como a proposta para a continuidade do projecto «Apoio domiciliário a pessoas com perturbação mental» e outras de subsídios a diversas entidades vimaranenses.

Artigo completo na próxima edição d'O Comércio de Guimarães.

Marcações: Câmara de Guimarães, Reunião , Águas do Norte

Imprimir Email