Domingos Bragança eleito para a Comissão Executiva do Eixo Atlântico

 

O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, foi eleito membro da Comissão Executiva do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular.

Foi numa Assembleia Geral que decorreu, na cidade da Maia que contou com a participação do Ministro do Ambiente, Matos Fernandes.
Além de Guimarães, integram a nova Comissão Executiva mais cinco representantes portugueses, nomeadamente, Rui Moreira (Porto), Ricardo Rio (Braga), Luísa Salgueiro (Matosinhos) e Júlia Rodrigues (Mirandela), enquanto a representação galega é composta por Abel Caballero (Vigo), Xulio Ferreiro (A Coruña), Miguel Lores (Pontevedra), Alfredo García (O Barco de Valdeorras), Lara Méndez (Lugo) e Jesús Vázquez (Ourense).
"Vamos trabalhar para o fortalecimento e a robustez do Eixo Atlântico. Cada um de nós dará o seu contributo com o objectivo de apresentar as suas propostas de território num âmbito mais global e geopolítico. A Galiza e o Norte de Portugal são regiões que apresentam, graças ao seu crescente desenvolvimento, um elevado potencial económico e que constituem, cada vez mais, um espaço privilegiado de interacção e cooperação. Guimarães tem projectos estruturantes para esta euro-região", afirmou Domingos Bragança.
Durante a reunião, cujos pontos da ordem de trabalhos foram aprovados por unanimidade, foi também lançado o debate e o desenvolvimento do Plano de Acção da Agenda Urbana para o Sistema Urbano da Euro região Galiza-Norte de Portugal e as novas ligações complementares da linha ferroviária do Minho. A adequação e melhoria do Caminho de Santiago, a defesa dos Fundos de Coesão, de um novo tratado de cooperação bilateral entre Portugal e Espanha e a prevenção e luta contra os incêndios foram outros pontos da Assembleia Geral, que aprovou um orçamento de 4.652.722 euros, assim como o programa com as acções e desenvolvimento estratégico previsto para 2018.
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular é uma associação transfronteiriça de municípios, criada em 1992, com o apoio da Comissão Europeia, que integra as 37 principais cidades da Euro-região Galiza-Norte de Portugal, configurando o seu sistema urbano.

Marcações: Domingos Bragança, Eixo Atlântico

Imprimir Email