Aprovada abertura de novo concurso no valor de 11,5 milhões de euros para requalificação do Teatro Jordão

A maioria socialista aprovou a proposta de abertura de um novo procedimento concursal para a requalificação do Teatro Jordão e Garagem Avenida para a instalação da Escola de Música e Artes Performativas e Visuais. O projecto envolve um investimento de 11, 5 milhões de euros e poderá ter início em Janeiro de 2019.

Na votação da proposta em que não participaram os Vereadores Fernando Seara de Sá, do PS, e António Monteiro de Castro, do CDS-PP, os eleitos do PSD abstiveram-se.

A apreciação deste ponto da ordem de trabalhos seguiu-se à análise da proposta, aprovada pela maioria socialista com a abstenção dos representantes do PSD, para a não adjudicação face à exclusão de todas as propostas apresentadas a concurso por não cumprirem os requisitos do caderno de encargos para a execução daquele projecto que envolve um investimento de cerca de 11, 5 milhões de euros.

O Vereador do PSD, Ricardo Araújo, justificou a abstenção por não concordar com o projecto, "em coerência com a ideia defendida de que o Teatro Jordão deveria ser reabilitado, mantendo-o com a função principal de ser uma sala de espectáculos, incontornável na memória vimaranense".

O Presidente da Câmara reiterou o empenhamento da Autarquia na requalificação do conjunto de imóveis situados na zona de Couros com a finalidade de servir "funções académicas", servindo os projectos de ensino da Universidade do Minho e da Sociedade Musical de Guimarães. "O projecto contempla um auditório com cerca de 400 lugares que será essencialmente uma sala de ensaios, podendo igualmente acolher manifestações artísticas", frisou Domingos Bragança, observando que a "Guimarães está servida com várias salas espectáculos, com diferentes lotações, nomeadamente o grande auditório do Centro Cultural de Vila Flor situado nas imediações".

No final da reunião, o Autarca manifestou o desejo que a obra possa começar no início do próximo ano, alertando para a complexidade do concurso público internacional cuja adjudicação terá ainda de ser validada pelo Tribunal de Contas.

Marcações: Executivo vimaranense, Teatro Jordão, Concurso público internacional

Imprimir Email