Novo cemitério de Santo Estêvão de Briteiros e despoluição do rio Ave em foco na reunião do executivo descentralizada

O projecto do novo cemitério de Santo Estêvão de Briteiros foi apresentado hoje na reunião descentralizada do Executivo vimaranense, realizada no Salão Paroquial daquela localidade.
O Presidente da União de Freguesias de Santo Estêvão de Briteiros e Donim, Vitor Pais, deu conta que o novo cemitério faz parte de um novo ciclo de investimentos, mas a sua construção poderá obrigar o Município a efectuar expropriações.

Durante a sessão, uma munícipe lamentou que o terreno adquirido tenha minas de água pertencentes a terceiros e que um imóvel que lhe pertence seja já integrado no projecto.

O Presidente da Câmara, Domingos Bragança, garantiu a construção do novo cemitério, admitindo que se for necessário a Autarquia recorrerá a expropriações.

No período antes da ordem do dia, o Vereador do PSD, Hugo Ribeiro, considerou que o processo do cemitério de Santo Estêvão de Briteiros arrasta-se há 24 anos por "inércia da Autarquia".

Para além do novo cemitério, foi apresentado o projecto de ampliação da Escola EB 1 J/I de Fafião. 

Durante a sessão, o Vereador do PSD, Bruno Fernandes, alertou para a necessidade de olhar para o rio Ave, considerando que faltam acções no sentido de garantir a despoluição.
Numa outra intervenção, o Vereador do CDS-PP, Monteiro de Castro, alertou para o papel da Vimágua na eliminação dos efluentes pluviais da rede de saneamento, defendendo que as responsabilidades pelas descargas poluentes não podem ser só atribuídas à Águas do Norte.
Para o Presidente da Câmara, a Águas do Norte tem responsabilidades ao nível da concessão, embora a sua preocupação seja neste momento encontrar formas de colaboração para a resolução dos problemas. Domingos Bragança acrescentou que a Águas do Norte tem de monitorizar o sistema de despoluição, mostrando-se disponível para colaborar na identificação de soluções.

Na sessão, os alunos das escolas da União de Freguesias de Santo Estêvão de Briteiros e Donim interpretaram o Hino de Guimarães.

quinta, 24 maio 2018 18:39 em Política

Marcações: Freguesias, Santo Estêvão de Briteiros

Imprimir