Cinco personalidades vimaranenses distinguidas nas comemorações do 24 de Junho

A Câmara Municipal de Guimarães anunciou esta segunda-feira a proposta de atribuição de Medalhas de Honra Municipais aos advogados António Mota Prego e João Gomes Alves e a proposta de atribuição das Medalhas de Mérito Municipal a Arménio Sá (Mérito Artístico), Manuel Mendes (Mérito Desportivo) e João Sousa (Mérito Desportivo), no âmbito das Comemorações do 24 de Junho - Dia Um de Portugal.

A proposta vai ser apreciada e votada na reunião do Executivo vimaranense agendada para a próxima quinta-feira.

Em comunicado, a Autarquia justifica que "a proposta apresentada pelo Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, atende aos relevantes contributos para Guimarães das personalidades em apreço, por verificar os pressupostos de excepcionalidade previstos no Regulamento de Atribuição de Medalhas Honoríficas Municipais, ou seja, o reconhecimento de relevantes serviços prestados à comunidade vimaranense, ao país ou à humanidade cujos méritos sejam considerados extraordinários".

O Município justifica a atribuição das duas Medalhas de Honra Municipais, apresentando uma breve biografia dos homenageados.

António Mota Prego, advogado, "iniciou a militância política em 1962 em Coimbra, com activa intervenção na crise académica desse ano, do que resultou a sua prisão no forte de Caxias durante 10 dias. Participou na actividade clandestina da Oposição ao regime anterior ao 25 de Abril. 

Em virtude da sua actividade nos meios oposicionistas ao regime do Estado Novo e das suas amizades no seio da Instituição Militar, assumiu a ligação entre os círculos da Oposição Democrática do distrito de Barga e o Movimento então ainda chamado dos Capitães, enquanto ação preparatória do desencadeamento das operações militares de que resultou o derrube do regime ditatorial.

Imediatamente após a queda da Ditadura teve constante e intensa participação na vida política, a nível local, regional e nacional. Aderiu ao PS em junho de 1975, tendo logo após, em colaboração com outros vimaranenses com os quais militara na oposição à ditadura, fundado a Secção de Guimarães do PS. Foi membro dos corpos gerentes da Associação Convívio e Associação dos Antigos Estudantes do Liceu da Guimarães. Eleito deputado à Assembleia Constituinte, integrou, juntamente com, entre outros, Carlos Candal, Vital Moreira e Marcelo Rebelo de Sousa, a Comissão da Organização do Poder Político.
Foi eleito Vereador da Câmara Municipal de Guimarães em 1976 e 1977. Foi eleito membro da Assembleia Municipal em todos os mandatos autárquicos, à exceção do terceiro. Foi Presidente da Assembleia Municipal de Guimarães no mandato de 1983 a 1986 e nos quatro mandatos decorridos entre 1990 e 2005, num total de 20 anos.
Foi membro do Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados no triénio 2002-2004 e continua a exercer a atividade de advogado, que nunca suspendeu desde que a iniciou, atualmente integrado em sociedade de advogados que constituiu com alguns dos seus primeiros estagiários".

Quanto ao advogado João Gaspar Gomes Alves, o Município indica que "foi sócio-fundador e participou ativamente na Unidade Vimaranense e na sociedade anónima «Unidade - Sociedade e Empreendimentos» que emergiu dentro daquela com um projeto de desenvolvimento para a Cidade. Foi essa sociedade que adquiriu áreas significativas de terrenos, em parte dos quais construiu a emblemática “Piscina da Unidade”, doando, mais tarde, os restantes ao Vitória Sport Clube. Nessa época, e no contexto da Unidade Vimaranense e do próprio Município, esteve também empenhado na luta pela criação da Universidade do Minho em Guimarães.
Foi eleito duas vezes para presidir à Assembleia Municipal de Guimarães e foi presidente da Comissão Política de Guimarães do PSD e dirigente distrital do mesmo partido. Foi fundador da Associação Luso-Britânica em Guimarães e ainda Presidente da Mesa da respetiva Assembleia Geral.
Foi presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação Comercial e Industrial de Guimarães e também presidiu à Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, no mandato em que se iniciou o processo de construção do atual Quartel.
Actualmente preside ao conselho de administração da Guimapress, SA e preside à Mesa da Assembleia Geral do Centro Social de Nossa Srª do Carmo".

"A Medalha de Honra do Município de Guimarães é o mais alto galardão concedido pelo Município, compreendendo apenas o grau ouro e confere ao agraciado singular o título de “Cidadão Honorário de Guimarães”.

Nas comemorações do 24 de Junho, o Município vai atribuir três Medalhas de Mérito Municipal, ao artista Arménio Sá, ao atleta do Vitória Manuel Mendes que se notabilizou nos Jogos Paralímpicos de 2016, em que conquistou no Rio de Janeiro a Medalha de Bronze, na maratona T46, e a João Sousa, o melhor tenista português de todos os tempos, venceu recentemente o Estoril Open.

A Medalha de Mérito Municipal compreende apenas o grau ouro e destina-se a distinguir as pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, que se distingam pelo seu significativo contributo em áreas específicas de atividade - social, humanitária, empresarial, cultural, científica, cívica, desportiva, política ou outras - de que advenham assinaláveis benefícios para o prestígio e notoriedade do Município, para a melhoria das condições de vida dos seus munícipes, para a honra da sua história ou para o seu desenvolvimento futuro.

 

segunda, 04 junho 2018 19:24 em Política

Marcações: Câmara Municipal de Guimarães

Imprimir