Vereação vimaranense unânime na defesa paisagística do monte do Cavalinho

A Vereação vimaranense aprovou esta quinta-feira, por unanimidade, uma proposta que aponta para a possibilidade do Município adquirir terrenos no monte de Cavalinho, junto à Estação da CP, para onde estava previsto um loteamento com cerca de 10 hectares.

O terreno em causa pertence à massa falida da insolvente empresa Investimento Certo, Ldª, com loteamento aprovado em 2001 e cuja licença foi declarada caducada em 2013.

Segundo a proposta, "a intervenção Municipal apenas virá a ocorrer caso se verifique a inexistência de interessados privados na aquisição dos terrenos que se disponham a respeitar as condições urbanísticas constantes do estudo preliminar".

O Presidente da Câmara, Domingos Bragança, justificou o alcance da proposta, com a necessidade de garantir estacionamento junto à estação da CP, a construção de uma via de ligação a Urgezes e a protecção paisagística de uma das "entradas" da Cidade, alertando que o Município poderá nem intervir no processo de um privado assumir o compromisso existente para aquele local. Mas, observou, "a aquisição por parte do Município também permitirá desenvolver construção de habitações a preços acessíveis". 

Os Vereadores do PSD e do CDS-PP votaram a favor da proposta. André Coelho Lima, do PSD, assinalou que o sentido de voto resulta de uma posição de "coerência com aquilo que têm defendido para a expansão urbana", ao passo que António Monteiro de Castro, do CDS-PP, sublinhou que o Município deverá indicar aos privados qual a visão estratégica que defende para a encosta do monte do Cavalinho.

Também por unanimidade foi aprovada a proposta para celebração de um protocolo com a Administração Regional de Saúde Norte e o Hospital da Senhora da Oliveira que aponta para dois objectivo. Por um lado suprir dificuldades financeiras do Hospital para levar a cabo o projecto da obra de adaptação e requalificação da sua urgência, com o apoio Municipal na ordem de um milhão e 150 mil euros. Um apoio que poderá ser de zero euros caso as verbas adicionais captadas sejam equivalentes ao valor em questão. Isso mesmo esclareceu o Presidente da Câmara, Domingos Bragança.

Para além de garantir as condições para o início das obras na urgência do Hospital, a mesma proposta aponta para a cedência por parte da Câmara de 11.644 m2 de terreno que possui em Moreira de Cónegos tendo em vista a construção da nova Unidade de Saúde naquela Vila. 

Também na reunião do executivo Municipal desta quinta-feira foi aprovada uma proposta para apoio à Junta de Freguesia de Nespereira tendo como objectivo comprar um terreno para ampliação do edifício da sede da Junta local, tendo em vista a criação de um espaço multifuncional de apoio à cultura e ao salutar desenvolvimento social dessa comunidade. O apoio em causa é de 62 mil euros.

Imprimir Email