Construção de túnel vai garantir desnivelamento na rotunda de Silvares

O desnivelamento da rotunda de Silvares será feito através da construção de túnel. Esta foi a solução técnica apontada pela Infraestruturas de Portugal (IP), no âmbito do projecto que permitirá aliviar o tráfego automóvel naquele acesso à auto-estrada A11.

O Presidente da Câmara de Guimarães revelou que o projecto "está quase terminado" e contempla um desnivelamento "com passagem inferior, por túnel". "O projecto será apresentado durante o mês de Setembro por uma equipa técnica da (IP) que virá à Câmara de Guimarães "para que todos os vimaranenses conheçam uma obra que tornou-se fundamental para a resolução dos problemas de acessibilidades no concelho", afirmou.

Referindo-se ao contacto que manteve com o Presidente da IP, Domingos Bragança assegurou que o responsável "tudo fará para que o concurso da obra seja lançado ainda este ano". "O projecto ficará concluído em Setembro e irá submetê-lo a concurso ainda este ano, de maneira a que a obra possa começar em 2019. É uma obra de grande dimensão, que exige muito cuidado técnico, e que é muito necessária para desbloquear o acesso à auto-estrada e a Guimarães. Do ponto de vista material estamos a falar de uma obra que rondará os dois milhões de euros", acrescentou.

O Autarca recordou que esta obra teve origem no contrato celebrado pelo Município com o Governo em Março de 2017, no âmbito do processo de ligação ao Avepark. "O desnivelamento do nó de Silvares é a primeira obra do acesso ao Avepark, a segunda obra será a construção da rotunda, na recta de Toriz, na EN 101, em Ponte, e será aí que nascerá a nova via, o eixo de ligação ao Parque de Ciência e Tecnologia", continuou, perspectivando: "espero que a rotunda de Ponte avance e depois seguirá a aquisição dos terrenos, porque o projecto da via do Avepark ficará pronto no final deste ano, iniciar-se-á a aquisição dos terrenos por parte do Município e depois será possível avançar para o concurso da obra".

sexta, 10 agosto 2018 15:42 em Política

Imprimir