Transportes públicos vão ter discussão pública

O município de Guimarães vai abrir uma discussão pública sobre o rumo pretendido para o transportes públicos. O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, adiantou durante a reunião do executivo municipal, que se realizou na quinta-feira, 06, que o especialista em transportes da Universidade do Porto, Álvaro Costa, vai entregar ainda este mês um estudo sobre os transportes público, que vai estar disponível nas plataformas electrónicas online.

Segundo o autarca, foi pedido ao especialista a garantia de uma "mobilidade para todas as freguesias" e que tenha em consideração a "crescente utilização dos veículos eléctricos". "Não quero que a coesão territorial seja posta em causa", sublinhou o edil, acrescentando a pretensão de que a próxima concessão seja eléctrica.

A questão transportes públicos partiu do vereador do PSD, André Coelho Lima, que estranhou a ausência de uma tomada de posição pública por parte do presidente da Autarquia sobre o eventual apoio do Governo apenas para Porto e Lisboa.

No seguimento da discussão, o vereador da oposição defendeu a concessão com participação pública para assegurar o preço e disponibilidade dos transportes. "Tive oportunidade de dizer que o município deveria pagar ao concessionário o prejuízo para que os autocarros possam chegar a todos os pontos do concelho", disse.

Na resposta, Domingos Bragança afirmou que comunicou à Associação Nacional de Municípios Portugueses e ao Governo que "não aceita medidas que não têm em conta a equidade".   

Artigo completo na próxima edição d'O Comércio de Guimarães.

Marcações: Política, Sociedade, transportes

Imprimir Email