Domingos Bragança quer nova candidatura a Capital Verde Europeia neste mandato

O Presidente da Câmara, Domingos Bragança, reiterou o desejo de que seja possível apresentar uma nova candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia no actual mandato.

No final da reunião em que o Executivo vimaranense aprovou por unanimidade a criação de uma Estrutura de Missão para o Desenvolvimento Sustentável – Guimarães 2030, o Autarca afirmou que tudo fará para que "ainda este mandato haja uma nova candidatura", sublinhando a importância da definição de um horizonte temporal para a concretização do projecto. "Quero uma candidatura, porque na vida é preciso definir objectivos para os atingir", disse, ao garantir que "lutará para que haja consenso geral com os partidos políticos, mas também o envolvimento de todas as instituições, escolas e brigadas verdes do concelho. O compromisso ou envolve todos ou não temos sucesso".

Na discussão da proposta, o Vereador do PSD, Bruno Fernandes, observou que esperava ver mais "valorizada a participação política" na nova estrutura de missão, dado o consenso político alargado obtido na primeira candidatura e o reconhecimento feito pelo painel de avaliação. "Guimarães quer ser um concelho verde, mais do que uma Capital Verde", referiu Bruno Fernandes, questionando a maioria socialista sobre qual o orçamento para esta Estrutura de Missão.

O Presidente da Câmara explicou que o trabalho da equipa estará ligado ao Laboratório da Paisagem, adiantando que Isabel Loureiro será a Coordenadora Executiva do projecto.

Artigo será publicado na íntegra na próxima edição do jornal O Comércio de Guimarães.

Imprimir Email