BE apresentou propostas para o Plano e Orçamento do município para 2019

O Bloco de Esquerda (BE) promoveu, na tarde desta segunda-feira, uma conferência de imprensa onde fez um balanço do primeiro ano do mandato socialista e apresentou as propostas do partido para o Plano e Orçamento do município para 2019.

Sónia Ribeiro, deputada na Assembleia Municipal de Guimarães, começou por criticar a condução do processo do desnivelamento de Silvares e o plano de despoluição dos rios. A deputada bloquista deixou ainda críticas à forma que está a ser conduzia a descentralização de competências.

As propostas do BE contemplam um plano "vantajoso" de despoluição dos cursos de água em articulação com os municípios vizinhos e a administração central, e elaboração de um plano que consagre o alargamento da rede pública de saneamento a todo o concelho.

Relativamente à mobilidade, os bloquista pretende um plano global de transportes e mobilidade no concelho, que "chegue a todas as áreas sem ter o objectivo de dar lucro". Ainda nos transportes, o BE quer municipalizar os transportes urbanos e criar transportes "exclusivamente" escolares acompanhados por um assistente operacional. "Os alunos têm de sair à porta da escola", sublinhou Sónia Ribeiro.

O partido bloquista vimaranense defendeu ainda a concepção de um programa de revitalização dos prédios devolutos na cidades com arrendamento a preços controlados, a criação de um portal online com indicação de todas as despesas do município e outros documentos de interesse público, bem como a criação de um júri representativo da comunidade artística, para avaliação e selecção de projectos culturais para apoios financeiros. "Um júri independente e fora das ideias da Câmara para ser considerado isento", afirmou a deputada bloquista.

Sónia Ribeiro informou que as propostas já foram apresentados ao Presidente da Câmara Domingos Bragança, mas este não se mostrou receptivo.

segunda, 15 outubro 2018 16:53 em Política

Marcações: Política, Bloco de Esquerda

Imprimir