Executivo Municipal de Guimarães reúne para discutir e votar estudo urbanístico do Monte de Cavalinho

Amanhã, terça-feira, há reunião extraordinária do executivo Municipal vimaranense.
A sessão destina-se a apreciar e votar o estudo urbanístico do Monte de Cavalinho, em Urgezes.

O estudo que vai ser submetido à apreciação da Vereação Municipal propõe “soluções programáticas e volumétricas de integração entre um novo âmbito urbano e o futuro Parque do Monte Cavalinho apontando, entre outras questões, à definição de novas tipologias de espaço público, alternativas ao programa habitacional com uso misto, ao reforço das acessibilidades e relações entre os sistemas de espaços colectivos da cidade e Urgezes”.

O Programa Preliminar assenta em quatro âmbitos programáticos:
- Nova via de conexão entre a área urbana central e Urgezes.
- Programa habitacional efetivo de apoio à renda acessível e outros mecanismos de fixação e de atração de pessoas.
- Espaço Intermodal e estacionamento junto a Estação de caminhos de ferro.
- Nova área de Parque com percursos e trilhos.


Em particular, salienta o estudo da autoria de Marta Labastida Juan, do Centro de Estudos da Escola de Arquitectura da Universidade do Minho, pretende-se a articulação entre espaços com distinta matriz que obriga a um entendimento de cada uma das suas condicionantes e especificidades. Por outro lado, a mobilidade na área de intervenção, tendo em particular atenção à articulação de acessibilidades entre Urgezes e a Avenida D. João IV e a promoção de mobilidade suave, o uso pedonal para o novo parque e a criação do novo espaço intermodal de apoio à estação de Caminho de Ferro. Também tem por objectivo a articulação entre o novo sistema de espaços colectivos e os distintos loteamentos inseridos ou adjacentes ao âmbito. Um desenho de espaço público estruturante que suporte o novo programa, integre as diversas qualidades do âmbito e promova o atravessamento pedonal assim como usos informais ao ar livre e a inovação de tipologias de habitação com soluções flexíveis que promovam a integração de outros usos e outras funções comunitárias ou de proximidade, espaços de trabalho, oficinas, comércio e serviços assim como pequenos espaços para o desporto informal.

De acordo com o estudo, para a definição da nova via de conexão entre as áreas urbanas central e de Urgezes, foram exploradas varias hipóteses. Foram estudadas várias hipóteses para ligar com os loteamentos de Boavista e Casas de Vila Flor mais as condições topográficas as tornaram inviáveis. A proposta escolhe a opção que garante melhor ligação e a menos intrusiva topograficamente. A nova via, com uma extensão aproximada de 1km, entre a Rotunda da Av. de D. João IV e a Rua António da Costa Guimarães apresentará um perfil composto por duas faixas de rodagem e com dois sentidos.

O conjunto edificado define-se por um programa misto composto por habitação, espaços de trabalho, espaços comuns e serviços para mitigar os efeitos negativos, nomeadamente de isolamento, que apresentam os loteamentos a volta do Monte Cavalinho com um uso exclusivo de habitação. O objectivo é introduzir diversidade e fixar atividade complementar à habitação ao mesmo tempo que se promove a variabilidade na própria tipologia de habitação.

A distribuição da capacidade construtiva atende à forte exposição visual do terreno distribuindo-se em três conjuntos (ou unidades) que, na sua globalidade e individualmente, preveem volumetrias, cérceas e densidades que favorecem a permeabilidade visual e do solo. Estas três unidades mistas encontram-se articuladas com o Parque do Monte Cavalinho, quer pelos caminhos e trilhos com os que conecta, quer pela vegetação arbórea continua que atravessa o novo espaço público, colectivo e privado.

O espaço público do conjunto divide-se entre a definição das novas portas que conectam a cidade e as áreas urbanizadas existentes ao Parque do Monte Cavalinho e a criação de um espaço público estruturante que organiza o novo espaço urbano.

Os caminhos e trilhos, espaço público com outro tipo de vocação, articulam-se a partir deste espaço público e estendem-se pelas cotas superiores do Monte Cavalinho.

Na cota inferior, define-se uma nova esquina funcional-intermodal entre a rotunda da avenida D. João IV e a Estação de caminhos de ferro destinada, principalmente, a intercambiar modos de transporte público-privado e suaves (pedonal, bicicleta). Este sistema intermodal integra um estacionamento de automóveis com aproximadamente 350 lugares que permite conectar diretamente com a estação ferroviária, complementa a oferta de estacionamentos de proximidade da área central da cidade e se articula com o conjunto de espaços públicos desenvolvidos na sua cobertura, transformando-se numa das portas do Parque do Monte Cavalinho. 

A sessão do Executivo Municipal tem início marcado para as 10h00.

Marcações: Monte Cavalinho

Imprimir Email