Vereador do PSD questionou anúncio  da criação do Gabinete da Juventude de Guimarães

O anúncio da criação do Gabinete da Juventude em Guimarães levou o vereador do PSD, Bruno Fernandes, a considerar que houve "um desrespeito" da Câmara Municipal.

Numa intervenção feita no período antes da ordem do dia, na reunião realizada esta quinta-feira, o representante social-democrata indicou que foi "a maior pirueta" a que assistiu na política vimaranense. "Faz hoje 15 dias foi dito que não se justificava uma Divisão da Juventude com o argumento de que a juventude era uma área transversal. Com um feriado pelo meio, após uma reunião no seu gabinete, a JS anuncia com gáudio esta inspiradora medida", afirmou, perguntando: "quem manda nesta casa? Agora, a Câmara tem um novo porta-voz, a JS? É a maior pirueta a que assisti na política vimaranense. Houve um desrespeito da Câmara Municipal". "O que alterou de quarta-feira para sábado é uma desautorização ao Presidente da Câmara", acrescentou.

Presidente da Câmara diz que Gabinete não é Divisão

Ao responder a Bruno Fernandes, o Presidente da Câmara começou por dizer: “sabe distinguir uma Divisão de um Gabinete?" "Sempre esteve no Programa Eleitoral do PS a criação de um gabinete da juventude, porque as políticas de juventude são transversais a diferentes áreas. Na cultura, na educação e no desporto o foco está na juventude... mas todos são importantes!"

"O gabinete é um espaço físico onde serão promovidos encontros, reflexões... uma divisão é uma estrutura orgânica dos serviços", apontou Domingos Bragança, salientando que "não é proibido receber as estruturas políticas na Câmara de Guimarães”. “Um gabinete é diferente de uma divisão”, vincou, ao declarar: "tenho o programa eleitoral em cima da minha secretária. O que foi dito foi de acordo com o que foi prometido".

O Vereador do PSD interveio novamente para perguntar ao Presidente da Câmara: “se tinha intenção de criar o gabinete porque não o revelou no dia da reunião no Executivo?", referindo-se à sessão realizada no passado dia 31 em que foi aprovada a nova estrutura orgânica do Município.

O Presidente da Câmara fez questão de esclarecer: "não falei em gabinete, mas sim em divisão! O que disse foi coerente de princípio ao fim. E no final da reunião nas declarações que prestei à imprensa disse 'não tenho rigidez em nenhum assunto. O que interessa é o bem-estar dos vimaranenses'. Cumpro com o programa eleitoral. Até posso não conseguir realizar, mas trabalho para o conseguir”.

Excerto de artigo publicado na íntegra edição da próxima quarta-feira do jornal O Comércio de Guimarães

quinta, 15 novembro 2018 18:51 em Política

Imprimir