Plano de Mobilidade Urbana Sustentável traçado para fazer de Guimarães um Município tendencialmente carbono zero

Fazer de Guimarães um Município tendencialmente carbono zero. É a missão expressa no Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS), apresentado esta noite, numa sessão pública muito participada que encheu a sala de conferências da Plataforma das Artes e da Criatividade.

A equipa responsável pela elaboração do documento procedeu à apresentação detalhada dos objectivos e das propostas de intervenção contempladas no PMUS, que está em discussão pública até ao final do ano e continuará a ser "um plano dinâmico e em aberto". "O desígnio carbono zero é assumido, acompanhando a tendência europeia", referiu Pedro Silva, da equipa responsável pela elaboração do Plano, no final da sessão, referindo que essa visão é partilhada "ao nível da dimensão política". "A prioridade aos peões, aos meios cicláveis e aos transportes públicos, assim como a optimização dos circuitos em transporte individual são elementos fundamentais para atingir esse desígnio", observou, ao sublinhar ainda a importância da relação cultural, com as escolas, para "tornar as cidades melhores para a saúde e para a sociabilização".

"É muito mais do que um plano para restringir o tráfego automóvel no centro das cidades, mas antes um instrumento político, técnico, social e cultural para devolver a cidade e as vilas às pessoas", sustentou.

O responsável destacou a importância dos contributos dos vimaranenses, considerando essa "massa crítica" enriquecedora para "o plano-processo, que está em contínuo aperfeiçoamento para que as pessoas se apropriem do espaço citadino".

Durante a sessão, ouviram-se reparos ao documento e pedidos de esclarecimento. O Presidente da Câmara anunciou que ainda este mês será realizada uma nova sessão pública, decorrendo o período de consulta pública até ao final deste ano. Domingos Bragança referiu-se a uma "nova cultura de mobilidade, a mobilidade integrada", defendendo a necessidade de "inverter prioridades, numa hierarquia que começa na mobilidade pedonal, seguindo para a ciclável, para os transportes públicos e para o transporte individual de automóvel". Porém, frisou, "o transporte individual domina e faz parte do quotidiano", estando elencadas já soluções de aparcamento automóvel - como a que vai surgir junto da Estação da CP e o Parque Camões - e projectos para a melhoria de acessibilidades e construção de novas vias. "O PMUS servirá de guia para os investimentos", afirmou.

Os documentos do PMUS podem ser consultados através no site do Município de Guimarães, no endereço https://www.cm-guimaraes.pt/pages/1418?news_id=4038, podendo os interessados participar na discussão pública, que pode ser efetuada de forma aberta e enviando um email para o endereço que consta do "aviso" publicado no site da CMG (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) e cujo conteúdo pode conter sugestões, comentários ou avaliações críticas.

Imprimir Email