PSD preocupado com demora nas intervenções nos postos da GNR de Lordelo e Taipas

A demora na evolução dos projectos de construção e renovação dos postos da GNR de Lordelo e das Taipas está a preocupar o PSD e a maioria socialista foi questionada sobre o assunto, esta quinta-feira, na reunião do Executivo vimaranense.

Numa intervenção feita no período antes da ordem do dia, o vereador social-democrata, Bruno Fernandes, lembrou que a Câmara de Guimarães comprometeu-se a elaborar os projectos de intervenção para a melhorar as instalações da GNR no Concelho, alegando que "quer as Taipas, quer Lordelo continuam sem os quartéis requalificados".

"Na sequência do protocolo assinado, a Câmara tem a responsabilidade de fazer as duas obras", disse. "Os processos fundamentais e estruturantes, que preocupam as populações, demoram tempo demais", continuou, afirmando que, depois, "há sempre uma desculpa para tudo".

Na reação, o Presidente da Câmara assinalou que foi com o actual Governo que a requalificação dos postos da GNR de Lordelo e das Taipas conheceu evolução, destacando que foi com a actual Secretária de Estado da Administração Interna que "aceleraram" os processos relativos à construção do novo edifício para a GNR de Lordelo e para a requalificação do posto da GNR das Taipas e do quartel do Destacamento da GNR, em São Torcato. Domingos Bragança sublinhou que o Governo comprometeu-se a disponibilizar as verbas necessárias e a remeter para a Autarquia o programa funcional, estando "os projectos em fase de conclusão". Ainda não está definido "se será a Câmara de Guimarães ou o Ministério da Administração Interna a abrir o concurso". O Presidente da Câmara manifestou a esperança de que "em breve, se não houver vicissitudes de maior, se possa abrir o concurso para a obra"

Durante a discussão deste assunto, o Vereador do PSD assinalou que a maioria socialista "anuncia prazos para a concretização de projectos que não são cumpridos". Bruno Fernandes insistiu na importância de "falar verdade" aos vimaranenses. 

O Presidente da Câmara fez questão de vincar que "fala verdade", indicando que há projectos que são reformulados ou enfrentam obstáculos, sendo a sua responsabilidade explicar os atrasos verificados, em função de negociações. Domingos Bragança referiu-se ao caso do desnivelamento do nó de Silvares, realçando que não foi ouvido pelo anterior Governo e que a agora será feita por exigência sua no âmbito do contrato da via do Avepark.

Exccerto do texto que será publicado na íntegra na próxima edição do jornal O Comércio de Guimarães, no dia 6 de fevereiro de 2019.

 

Marcações: GNR, Câmara Municipal de Guimarães, GNR de Lordelo, GNR Taipas

Imprimir Email